"É tudo novo de novo, vamos nos jogar onde já caimos" (música "Tudo Novo de Novo" de Paulinho Moska)
Novo curso, nova turma, novo professor. Quinto curso, quinta vez que vou contar a mesma história... Tipo trabalho de atriz? Repetição com vida. "Ressucitar os mortos" como lembro de algo do livro de anne Bogart "A preparação do diretor", ou sua perspectiva sobre o viewpoint repetição: é de novo, é sempre novo.
Diferente dos outros cursos, sim, diferente, essa é uma turma express. Significa duas coisas: ela não é exatamente um intensivo como fiz Improv 1 e Improv 2, mas também não é o curso "regular" daqui que dura 7 semanas com aulas uma vez por semana. As auals acontecem duas vezes, então são 3 semanas e meia. A outra coisa é que, neste caso, existe uma turma que está junta quase 2 meses desde o Improv Express 1. Já ha uma turma... e a gente (porque foimuita gente) vai entrar nela. Esta parte, eu confesso, não me agrada, porque para coisa andar vai depender MUITO da abertura de uma panelinha natural e piadas internas. Mas ei que estamos aqui e quem tem que se abrir primeiro? Eu.. e... foi meio que indo e meio que ótimo.
Será o curso de maior quantidade de aulas separadas a serem relatadas até o momento. Que comecem os jogos! Literalmente!
IMPROV 3 - Express (Expresso)
DIA 1
30/04/2018 (segunda-feira), The Second city Training Center, incialmente na Sala E depois Lounge, 18h30 às 22h. Professor: Tim Stoltenberg.
Hoje é o primeiro dia do TERM 3, temporada de cursos 3 no Second City, então juntaram todas as turmas que começam hoje na Sala E para um aquecimento inicial conjunto.
Exercício #1: BOLA DE FITA*
*Exercício realizado com Holly Laurent na Master Class I LOVE IMPROV, veja em postagens anteriores.
Em roda. Joga de rebater uma bola feita de fita crepe. Não pode bater mais de uma vez em sequencia. Tenatr o maximo de toques possíveis sem deixar cair no chão e contar em voz alta.
Exercício #2: CAMPEONATO DE PEDRA, PAPEL E TESOURA
Começa em duplas. Faz uma jogda de pedra, papel e tesoura. Quem perde começa a torcer loucamente por quem venceu, que por sua vez procura outro vencendor para jogar. O ciclo se repete até que finalmente, de todas/os presentes sobra uma última dupla, cada um/a da dupla com sua multidão de fã torcendo, até que alguém vence e todas/os comemoram. É um jogo de dar suporte.
AVISOS GERAIS
- Espetáculos, Laboratórios, segurança, etc.
***
Nos dirigimos ao Lounge onde a nossa turma terá aula, ao menos hoje.
Foi uma aula difícil de anotar, quase toda em pé com todas/os fazendo os exercícios juntas/os, por isso os comentários serão poucos. Quse não deu para anotar a sequência de exercícios. Mas vamos lá!
AVISOS E ACORDOS COM TIM STOLTENBERG
- Não sejam escrotas/os com nós mesmas/os e com as/os outras/os. Sem julgar!
- Façam os exercícios para valer.
- Cheguemos no horário.
Exercício #3: FESTA DE NOMES
Primeiro em roda dizemos os nomes, jogamos os nomes uns para as/os outras/os. Depois, andando pelo espaço, como numa festa, olhamos para alguém e dizemos nosso nome e a pessoa nos diz o dela. Feito isso, os nomes são trocados, e nos apresentamos à próxima pessoa com o novo nome. Com ela trocamos de novo e assim segue até que você recebe o seu nome de volta e se retira da "festa".
Ex.:
(A): Oi, eu sou A!
(B): Oi, eu sou B!
(A agora se chama B e B se chama A)
(C): Oi, eu sou C!
(D): Oi, eu sou D!
(C agora se chama D e D se chama C)
(A): Oi, eu sou B!
(C): Oi, eu sou D!
(A agora se chama D e C se chama B)
(B): Oi, eu sou A!
(D): Oi, eu sou C!
(B agora se chama C e D se chama A)
(A): Oi, eu sou D!
(D): Oi, eu sou A!
(A e D se retiram da festa pois acabam de receber seus nomes)
(B): Oi, eu sou C!
(C): Oi, eu sou B!
(B e C se retiram da festa pois acabam de receber seus nomes)
Comentários:
- É um jogo de escuta e de contato visual.
- Você pode repetir o nome que recebeu ou perguntar novamente antes de deixar a pessoa. Lhe dê atenção total enquanto se falam
- Vai acontecer de você dizer o nome real da pessoa anterior ao invés do nome que ela disse. É a falta de atenção. Então vai rolar de ter o mesmo nome circulando mais de uma vez e a festa "não acabar". A/o condutor/a está atento a isso para finalizar e recomeçar, se desejar.
- É um ótimo exercício para mim que sou fraca com nomesnas cenas de Impro
Exercício #5: CENA SEM "S"
Cena de duas pessoas a partir de um local dado pela plateia. Quando alguém usa alguma palavra com a letra "s" em qualquer lugar da palavra, recebe um "BÉÉÉÉ" do grupo e é substiuíso por um TAG OUT. A cena continua de onde parou.
Exercício #6: ESTABELECER LOQ
Em círculo. Três pessoas vão entrar, uma de cada vez. Cada uma vai estabelecer com um fala um dos dados do contexto: Lugar (L), O que está fazendo (O), ou Quem está fazendo. (Q). As informações não precisam seguir a ordem LOQ, mas precisams e relacionar.
Ex.:
(A): Quadra de Tênis - L
(B): Marina Gonçales - Q
(C): Jogando tênis - O
Comentários:
- Quando duas pessoas entram no centro ao mesmo tempo, elas se olham e falam juntas.
- LOQ é o famoso WWW difundido por Viola Spolin, o contexto: What, Where and Who.
Exercício #7: ESTABELECER LOQ FALANDO JUNTAS/OS
Em roda. Uma pessoa entra na roda apontando para outra que imediatamente entra. Falando juntas, elas dirão o LOQ.
Comentários:
- Se olhar
- Começar um som e seguir
- Dizer novamente ao final a palavra "encontrada". Ex.: A...r....ma...du...gu...du...ra... Armadura!
Exercício #8: TRÊS FALAS LOQ
Duas filas. Cena de 3 falas em que devem se estabelecer o LOQ.
Ex.:
(A): Professora, falta muito para o intervalo? - Q (aluna e professora) com uma proposta de L (sala de aula)
(B): Esse é o tipo de pergunta, Milena, que lhe colocou nesta detenção. - O (dentenção) e especificou L (sala de dentenção) e Q (aluna com nome Milena)
(A): Esse é o tipo de respota, Professora Simone, que lhe colocou como a chata da dentenção! - desenvolveu mais o contexto pela aceitação (ser uma aluna desafiadora) e espeficiou Q (professora Simone e personalidade)
Comentários:
- Nem lembro de onde conheço esse exercício, eu uso muito. E... eu sou péssima nele em inglês!
Exercício #9: AÇÃO E SÉRIE DE JUSTIFICAÇÕES
Uma pessoa começa um movimento. As/os outras/os entram um/a de cada vez e justificam aquele movimento com cena. O mesmo movimento da mesma pessoa conduz uma série de cenas com justificativas desse movimento.
Ex.: (A) Faz um movimento circular horizontal com uma das mãos.
(B) Aqueles moleques movitaram o bar inteiro, ainda falta limpar o banheiro. (justificou L - local bar - e o movimento como "limpar o balcão do bar")
(A): Vamos ser rápidos, Estevão, eu não abri o Joel's Bar para que seja fechado em um mês pela inspeção sanitária. (definiou Q - relação patrão e empregado, especificou nomes de cada um e do bar, e ainda que o bar tem só um mês de funcionamento)
Comentários:
- Essa "justificativa" é o contexto
- O trabalho de quem faz o movimento inicial é aceitar e acrescentar especificidade
Exercício #10: TRÊS FALAS LOQ
Repetição do exercício #8 com atenção a especificades e começando a cena com ações.
Exercício #11: CONGELA
Freeze ou Stop, ou não importa o nome. Duas pessoas em cena, ao sinal de "Congela" a cena congela, uma pessoa de fora (normalmente quem pediu apra "congelar" se não foi a/o condutor/a do jogo) TAG OUT alguém e assume sua exata posição começando uma cena completamente diferente a partir da posição incial de ambas as pessoas em cena.
Exercício #12: CONGELA PARA A/O OUTRA/O
Mesmo exercício do tradição CONGELA com a variação de que quem fala "Congela" fala na seuência o nome pessoa, e é esta pessoa que vai entrar na cena.
Comentários:
- Sinto que este jogo foi escolhido apra que nós ousássemos mais, ficamos assistindo sem ir para a cena.
Exercício #13: CONGELA ÀS CEGAS*
Congela tradicional com a variação de que todas/os as/os outras/os jogadoras/es estão de costas para a cena.
Comentários:
- Não há o apelo visual para entrar em cena.
- Acredito que, por que não estávamos ainda nos jogando nas cenas, o professor tenha tirado o apelo visual de "escolher a melhor posição" ou "escolher um momento no qual eu tenho uma ideia do que fazer com essa posição"
- É ótimo apra treinar pontos de edição de cena.
* Exercício realizado com Holly Laurent na Master Class I LOVE IMPROV, se quiser conferir postagens anteriores.
- Olhar para a parede é mais divertido do que entrar em cena?
Exercício #14: TROCA DE OLHARES E EXPLOSÕES
Em roda, ombros com ombros. Todas/os olham para baixo. Ao sinal da/o condutor/a levantam o rosto e olham ou para a pessoa a direita, ou para a da esquerda ou para quem você acha que está exatamente a sua frente. Se a pessoa está olhando para você também, vocês duas gritam e explodem para fora do círculo, que se fecha e recomeça.
Exercício #15: TIGRE, ALIENÍGENA E MARINHEIRA/O
Círculo. São estabelecidos o movimento do Tigre (mão como garras avançando para frente três vezes com o som do rosnar de um tigre), Alienígena (mão na cabeça com os dedos indicadores para cima fazendo o som de BLBLBL), e Marinheira/o (dando a mão para um cumprimento forte a frente e dizendo: Olá, Capitã/o!). Todas/os viram de costas. Após a contagem até três todas/os viram fazendo um dos três movimentos. A partir da percepção de padrão vão se repetindo as viradas até que todas/os estejam fazendo o mesmo movimento.
Comentários:
- Escuta e desapego
- Não pode mudar o movimento durante sua execução, só antes de virar para a roda novamente.
Exercício #16: CONVERSA AO FINAL
- Seja você mesma/o com atitude, já bom o sufiente (não precisar fazer super personagens)
- Pare de ser tão legal, faça, sua/seu colega aguenta (me lembra o documentário "Trust us, this is all made up")
- A base da cena é como um quadrado: um lado é o Onde, o outro Quem, o terceiro o O que e o quarto é o Por que.
Dever de Casa: fazer sozinha/o exercçio de TRÊS FALAS WWH
Exercício #17: LABORATÓRIO
Voltamos a sala E. O Laboratório é quando as turmas se juntam e apresentam um jogo umas para as outras. Trabalha o compartilhamento, percepção o estado de apresentação. Todas as turmas começaram hoje.
Improv 3 Express: CONGELA ÀS CEGAS
Nossa turma.
Writing Sit Com 1: PIADAS
Leram piadas escritas num exercício.
Com 5: MONTAGE - REAÇÕES EMOCIONAIS
Série de cenas a partir de uma única sugestão da plateia. O foco da turma eram as reações emocionais.
Improv 3: CONGELA PARA A/O OUTRA/O e CONGELA COM OBJETOS
Turma regular de Improv 3 com aulas somente às segundas (7 semanas). Fizeram o CONGELA PARA A/O OUTRA/O que nós também fizemos, e ainda o CONGELA COM OBJETOS em que recebiam um objeto real e a cada cena o objeto ganhava uma nova leitura, sempre diferente e que não é sua leitura real, mas que obedece sua forma (podendo ampliar dimensões). Ex.: uma bola vira uma maçã, um planeta, uma pedra, etc.
Se parece com o jogo "Tudo menos o objeto", pode achar a descrição na minha dissertação de mestrado.
***
Ao final da aula com Laboratório algumas/ns de nós ficamos para assistir ao espetáculo de Impro daquela noite: "Moyer & Moroe/Wilcox".
Entre as mesmas estruturas do que venho observando, este tinha duas partes, uma realizada por um grupo diferente, porém não houve tanta mudancá de cena, as cenas se desenvolveram por mais tempo. Aliás o segundo grupo ficou na mesma cena por quase meia hora talvez, nao houve qualquer mudança de cena (e sim na cena, mas não se foi para outra). E ambas as histórias desenvolvidas se fecharam de alguma maneira no todo de cada uma delas. Isso não é melhor ou pior do que os outros, só me faz mais sentido fechar ideias principais. A primeira metade: duas mulheres brancas. A segunda metade: três homens, dois brancos e um negro. Figurinos... mantenho meus comentários anteriores sobre os demais espetáculos.
***
Amanhã publicarei os relatos da segunda aula que aconteceu na quarta-feira 02/05. E a partir de semana que vem as postagens serão às terças e quitnas para acompanhar mais diretamente as aulas do Improv 3 express!
Nenhum comentário:
Postar um comentário