quarta-feira, 2 de maio de 2018

Recaptulando e seguindo em frente - IMPROV 2 INTENSIVE - Dia 3 de 3

Realmente voltei a olhar com mais carinho para cursos intensivos. Em comparação com cursos mais, "regulares", por assim dizer, vejo com mais carinho agora as vantagens também.

Num curso "regular" rola um tempo de "maturação" entre aulas, de dormir, reverberar, misturar experiências do dia a dia com o aprendizado. Você fica por mais tempo, no sentido de duração (e não carga horária) com aquilo, as relações se desenvolvem num passo de caminho de migalhas pelo tempo de convivência. Aniversários e celebrações são partilhados durante a ocorrência do curso. Ao mesmo tempo que aumenta a probabilidade de faltas e atrasos (por pura matemática, mais encontros, maiores chances de ocorrência de imprevistos, por mais responsa'vel que a pessoa seja) e a necessidade de se recaptular o que se fez na aula anterior. Por exemplo, quando o curso é uma vez por semana se alguém falta uma vez fica 2 semanas sem praticar), há uma semana de distância entre o que se foi feito anteriormente, é necessário se aquecer, reintegrar e lembrar.

Quanto aos intensivos, eu via bem as desvantagens: menos tempo de prática em relação a durabilidade, extensão de tempo do praticar; muita informação de uma vez com pouco tempo de "digestão", quase como um experimetnar do que aprofundar; e também o quão exaustivos são devido ao seu carater... intensivo. Na verdade, a única vantagem real que via era a de possibilitar o curso a quem não tem o tempo, horário ou mora longe, para a realização de um curso "regular" (o que já colocava uma perspectiva de parâmetro de melhor e pior). Mas realizando agora dois intensivos (Improv 1 e Improv 2) com um professor que gosta muito de intensivos, algumas outras vantagens se fizeram brilhanes aos meus olhos. Sim, a intensidade cansa, mas a exaustão também é uma professora maravilhosa tanto criativamente, quanto nas relações humanas. Não há muito tempo para picunhas ou irritações, porque até quem quer discutir por nada percebe que não tem espaço temporal por isso e já desiste rápido também. Atrasos e faltas são mínimos, menos encontros, menor probabilidade. No exemplo destes intensivos de 3 dias: todo mundo se organizou para por "só" três dias ter quem fique com filha/o, dispensa do trabalho, etc. São "só" três dias, então as conversas e acordos da vida ficam um pouco mais flexíveis por não soar abusivo, afinal não é um longo período de tempo. É uma imersão também, e assim o seu olhar também é focado. A reverberação dentro da sua vida acontecerá no pós-curso com olhos atentos (se você se permirtir). Outro ponto é que, obviamente é preciso reaquecer entre uma aula e outra, mas isso acontecerá em qualquer curso, porém as infromações estão frescas, então não é uma questão de lembrar e sim, por incrível que pareça (pelo menos para mim agora) de aprofundar. Quando se repete um exercício de um dia para o outro, ele tende realmente a ser melhor. As relações são intensas e rápidas, muito tempo convivendo juntas/os, fica difícil sustentar uma postura ou comportamento que não sou eu.

Mas, obviamente, todas as experiências serão extremamente benéficas ou terríveis por conta das três principais variáveis: eu(você), a turma, e a/o professor/a. A postura e disposição serão sempre primordiais para o desenvolvimento ou não das atividades e relações. E essas variáveis mudam  completamente os pesos de argumentos de vantagens e desvantagens. Por sorte (?), amor e por mim também, as duas turmas de intensivos foram exteemamente abertas e generosas.


Turma de Improv 2 Intensive

Sigamos para os relatos do último dia de Impro 2 Intensive!

IMPROV 2 - 3 Days Intensive (Intensivo de 3 Dias)
De 27 a 29/04/2018.

DIA 3 (domingo), The Second City Hollywood, Lounge, das 11h às 19h (15h às 23h no Brasil). Professor: Rich Baker.


Um dia de muito ritmo... Coisa que eu tenho... e perco... e pego de novo e... preciso trabalhar!

Exercício #1: VAI RIMAR, SÓ QUE NÃO

Lembrando que os nomes dos exercícios, não importam, eles mudam de pessoa para pessoa. 
Em círculo. Num compasso de quatro tempos, TODAS/OS (T) marca e canta: "Você vai rimar a palavra que eu disser!" (tentativa tosca de traduzir com ritmo: "I'm gonna say a word, and you are going rime it". Percebam que não rima, por isso não rimei, e acredito que seja importante para o exercício). Mantendo o ritmo, no próximo tempo, a pessoa de quem é a vez diz uma palavra e a pessoa ao lado diz outra que não rima no próximo tempo. O grupo (T) usa os próximos dois tempos para: (1) repetir as duas palavras juntas e (2) cantar juntos: "hora de rimar" ("Rime time"). 
Ex.: (o que está sublinhado é a marcação do tempo... se ajudar)
(T): Vo vai rimar a palavra que eu disser!
(A): Cachorro
(B): Verde
(T): Cachorro-verde. Hora de rimar!
Vo vai rimar a palavra que eu disser!
(B): Vela
(C): Fogo
(T): Vela-Fogo/Hora de rimar!

Comentários:
- É um exercício de ritmo, de se jogar no ritmo.
- É particulamente difícil não rimar... A musicalidade dá uma empurrada para isso.

Exercício #2: QUANDO EU DIGO __________, VOCÊS DIZEM __________!

Em roda. Num compasso de 4 tempos a pessoa de quem é a vez canta num típico jogo de rap com a plateia: "Quando eu digo (primeira palavra), vocês dizem (segunda palavra)! (Primeira palavra)!" e Todo o grupo responde dizendo a (segunda palavra). A pessoa da vez (A) repete a primeira e TODAS/OS (T) repetem a segunda. Porém a (primeira palavra) é dia pela pessoa à Direita de (A) e a (segunda palavra) pela pessoa à Esquerda de (A). 

Ex.:
Posicionamento no círculo: (Z)-(A)-(B)-(C)-(Z). (T) somos Todas/os.
(A): Quando eu digo
(Z): Colher!
(A): Vocês dizem
(B): Bolha!
(A): Colher!
(T): Bolha!
(A): Colher!
(T): Bolha!
(B): Quando eu digo
(A): pis!
(B): Vocês dizem
(C): Papel!
(B): pis!
(T): Papel!
(B): pis!
(T): Papel!
(C): Quando eu digo
(B): Corrente!
(C): Vocês dizem
(Z): Demente!
(C): Corrente!
(T): Demente!
(C): Corrente!
(T): Demente!
(Z): Quando eu digo
(C): Foto!
(Z): Vocês dizem
(A): Flash!
(Z): Foto!
(T): Flash!
(Z): Foto!
(T): Flash!

Comentários:
- Manter o ritmo, falar qualquer coisa mesmo que seja gramelot, balblação, um som, vale, mas mantenha o ritmo.
- É muito comum a pessoa que está com a vez de conduzir acabar falando as palavras sem deixar que as pessoas ao lado falem.

Exercício #3: CARTAS DE AMOR

Duas pessoas se sentam no espaço de cena. O publico dá um período histórico. A pessoa da cadeira da direita começa a "escrever" (falar gesticulando a escrita) uma carta de amor para a pessoa da direita (A) usando se colocando dentro do período histórico estabelecido. Em alguns momentos (A) fará um gesto de apontar para a plateia (P) para que esta diga palavras que completem o que estava escrevendo. Depois que gesticular o envio da carta/mensagem, a pessoasentada à esquerda (B) escreverá a carta resposta e fará o mesmo jogo com a plateia (P). Enquanto (A) "escreve", (B) reage como se lesse, e vice e versa.

Ex.: anos 70

(A) Querida, Raio de Sol! Nesta minha viagem para encontrar a mim mesma, percebo que me encontro com saudades de você. Do seu rosto tão... (aponta para a plateia).
(P) Angelical! Verde! Torto! Lindo!
(A) Verdel e lindo! Consigo vê-lo em todas as jardins por onde passo por essas cidades de São Paulo. Flores selvagens como as que usa em suas coroas e deixa cair sob seus olhos. Lembro que no jardim do centro dessa grande gigante cinzenta, pensei em voce quando vi um... (aponta para a plateia).
(P) Músico! Exterco! Esquilo! 
(A) Músico tocando nossa canção favorita do Roberto Carlos. O que foi um alívio porque agora tudo anda soando algo que chamam de "disco". Espero que esteja bem em nossa comunidade, minha linda Raio de Sol, e que eu possa voltar em breve para seus braços cheios de... (aponta para a plateia)
(P) Cera! Amor! Raios de Sol! Política!
(A): ... Cera das velas aromáticas que sustentam nossa família! Paz e amor! Seu Tornado!

(B) Meu adorado, Tornado! A comunidade sente sua falta. Não é a mesma coisa meditar para o mundo seu os seus mantras tão... (aponta para a plateia)
(P) Tântricos! Fortes! Loucos! 
(B) tântricos, fortes e loucos! Eu particulamente sinto falta dessa sua louca, força, tântrica que rega os meus raios de sol. Afinal, são estes braços musculosos que me carregaram para cá embalados pela sua voz aguda como a do Roberto, por horas... e horas... e horas. Nossa família de flores está crescendo. A Samabaia está cada dia maior como um... (aponta para a plateia)
(P) Elefante! Imposto de Renda! 
(B) Imposto de renda, que anualmente nos surpeende com seu valor. Por isso acredito cada dia mais em mais na nossa vida sustentável. Ouvimos falar dessa música "disco" e captamos algo na nossa rádio pirata do amor, me pareceu bem... (aponta para a plateia)
(P) Dançante! Chata! Irritante! Opressora!
(B): Dançante e opressora ao mesmo tempo, como se ordenasse que nossos corpos dançassem. Por isso, no seu caminho para se encontrar, não se perca! Sempre sua e do universo. Raio de Sol!

Comentários:
- O gesto para a plateia tem que ser bem específico. Percebi uma tendência entre as/os colegas de apontar para uma direção específica da plateia, o que orientadava que parte seria ouvida. Isso pode ser bom se for uma escolha.
- Quem escreve é que escolhe a palavra ou as palavras da plateia.
- Repita a(s) palavra(s) que foi(rão) escolhida(s).
- Traga perosnagem e emoção na escrita.
- É uma escrita fictícia, não abaixe os olhos para escrever, pode colocar a carta invisível e imaginária na sua frente, por exemplo.
- A primeira palavra da plateia lhe mostra como o publico vai responder adiante.
- Três pedidos a plateia é um bom número, menos que isso parece muito pouco e mais que isso depende do desenvolvimento, atenção ao tempo, pois ou há ainda mais uma carta ou já foi lida uma carta.
- Comporações e atividades são bons momentos para solicitar a ação da plateia. Ex.: Onde eu fiz algo que nunca fiz antes, eu..." ou "Eu te amo tanto quanto eu amo..."
- Deixe-nos ver as personagens. Percebi que às vezes as duas cartas se concentravam em uma personagem, o que nao nos desenhava a outra.
- Não há necessidade de reafirmar a carta anterior, no caso de ser a segunda. Sim, e. Acrescente, construa a partir dela.
- Se você não entende algo que plateia disse, use o que entendeu, mas não tente fingir isso para fazer uma piada.
- Repita o nome da pessoa destinatária no final (principalmente a primeira carta), porque relembra o publico e a/o parceira/o de cena
- Se alguma coisa não fez sentido, repita e explique, não corrija.
- Use a sua primeira carta ara dar presentes para a segunda
- Você pode pegar uma ou mais palavras sugeridas, é você quem escolhe
- Formação de figura de escrita, envio e recebimento da carta colorem a cena
- Tudo que você recebe da plateia é um brinquedo com o qual voce quer brincar. Desenvolva a palavra no texto, não só complete. (a não ser que a palavra venha fechar algo que você já desenvolveu).

Exercício #4: EU GOSTO DA/O MINHA/MEU MULHER/HOMEM COMO EU GOSTO DE...*

Todas/os em fila no fundo. É dado um complemento para a frase, por exemplo: Iphone. "Eu gosto da/o minha/meu mulher/homem como eu gosto da meu Iphone". Agora, quem quiser, se dirige a frente e traz uma explicação/justificativa para a sentença. A/o condutor/a mantém a mesma palavra até quando pensa que as jsutificativas esgotaram ou desenvolveram tempo suficiente. Então muda a palavra e recomeça.

Ex.: Eu gosto das minhas mulheres como gosto da meu iphone, pronts para me dar direções.
Eu gosto dos meus homens como eu gosto do meu Iphone, melhorados a cada ano.
Eu gosto das minhas mulheres e dos meus homens como eu gosto do meu iphone, prontas/os no apertar de um botão.

Comentários:
- Tipo de jogo chamado de "Joke Game", ou "Pick up Lines"
*Este jogo é do mesmo tipo do "185" realizado em Improv 1, se quiser checar as postagens anteriores (postagem do dia 13 de março de 2018).
- É bom para treinar personagens e é mais divertido assim.
- Dê um tempo depois da sua explicação antes de sair
- Qualquer reação da plateia significa que você "ganhou"

Exercício #5: CRÍTICOS DE CINEMA*

Jogo com 4 pessoas. Duas se sentam de um lado e outras duas ficam em pé do outra. As duas pessoas sentadas estão num programa como críticas de cinema (não necessariamente profissionais "chatos" e blablabla, pode ser um canal de Youtube, por exemplo) e irão comentar três filmes. As outras duas pessoas farão clipes, partes dos filmes comentados. A plateia dá 3 nomes de filmes reais (com mais de duas palavras no título, de preferência). As críticas anotam os nomes dos filmes. Abrem o programa, se apresentam, e, misturando os títulos dos filmes reais, criam 3 títulos diferentes. Quando dão sinal, pela fala ou gesto, direcionam a atenção ao clipe de cada filme.

Comentários:
* Este jogo é parecido com o OLIMPÍADAS EM CÂMERA LENTA ou até mesmo ao INTAGRAM, ambos feitos em Improv 1, se quiserem chegar as postagens (postagem do dia 13 de março de 2018).
- Críticas/os: falar um pouco sobre o tipo de filme, se gostaram ou não, da história e da cena a ser assistida antes de cada clipe. Dar presentes.
- Críticas/os podem discordar, mas não entrem em briga, validem a opinião da/o outra/o.
- Especificidade
- Qualquer coisa da qual chamar o programa é certa
- Repita o título do filme antes do clipe
- Use os nomes e códigos criados entre as/os críticos
- Respire!!!!

Exercício #6: GLAM GLAM*

*Exercício descrito na postafem do dia 30/04/2018 sobre a Aula 1 de 3 do Curso Improv 2. Ritual de fechamento da aula.

SEGUNDA METADE DA AULA

Exercício #7: É ASSIM QUE EU FAÇO*

Exercício descrito em Improv 1 na postagem do dia 14 de março de 2018. Trata-se de tentar ao máximo reproduzir exatamente o que a/o outra/o fez em passar adiante.

Exercício #8: O QUE NÓS GOSTAMOS EM VOCÊ*

Exercício descrito em Improv 1 na postagem do dia 14 de março de 2018. Trata-se da maneira de fazer um feedback pontual a cada um/a da turma.

Exercício #9: A PIOR CENA DE IMPRO QUE EXISTE*

Exercício descrito em Improv 1 na postagem do dia 14 de março de 2018. Trata-se de cenas de duas pessoas tentando fazer tudo que é "errado" em Impro.

Exercício #10: GLAM GLAM*

*Exercício descrito na postafem do dia 30/04/2018 sobre a Aula 1 de 3 do Curso Improv 2. Ritual de fechamento da aula.


***

Das despedidas e alguns drinks no bar pós-aulas, fica vontade de continuar treinando, sempre. Talvez essa galera se articule, ao que me parece na troca de e-mails... Por falar em e-mail, segue o e-mail sobre a última aula do professor Rich Backer, que tento traduzir aqui as partes que julgo pertinentes compartilhar (lembrando que sou quem faz a interferência do feminino e masculino na escrita):

Um final de semana incrível.

Obrigada a todas/os por suas palavras gentis.
(...)
Abaixo está uma recaptulação do dia três,

Mantenham contato

Rich

Recaptulando:
- No final do dia, "sim e" é de longe a coisa mais importante
- Não pense, reaja
- Confie no processo
- Divirta-se
- Não importa o que aconteça, aconteceu. Nós não precisamos corrigir. Só diga sim e some a isso.
- Use todo o seu corpo
- A plateia só sabe que falhamos se nós mostramos

Cartas de Amor

- Deve ser óbvio para a plateia quando você quer uma palavra para completar a ideia
- Aproximadamente 3 palavras por carta
- A pessoa que nao fala deve mimetizar estar lendo a carta
- Mostre-nos emoção em seu rosto
- Quando em dúvida, use os nomes reais
- Deixe sua personagem e método de composição serem inspirados pelo período histórico
- Repita a palavra que pegou da plateia
- coloque sua mão para fora quando quiser que lhe provenham com uma palavra
- Não esqueça de responder a carta escrita a você
- Se algo soar estranho, clarifique o que quer dizer. E, já que você nào quis deizer aquilo, você deve improvisar o esclarecimento.

Críticos de Cinema

- As/os anfitriãs/os normalmente trabaham melhor sendo peas in a pode (combinando as energias, sendo do mesmo tipo)
- Título, gênero, prepare a cena, passe a cena
- Deixe claro quando a cena começa e termina
- As/os duas/dois críticas/os devem contribuir igualmente
- Atorizes/atores do filmes, façam suposições
- Se inspirem pelas/os críticas/os, mas não se limitem a elas/es
- Essas cenas quase sempre precisam ser energéticas

***

Nesta segunda-feira, 30/04 já comecei as aulas de Improv 3 que acontecem às segundas e quartas. Amanhã, 03/05, postarei sobre a primeira aula e no dia 04/05 sobre a segunda aula. Desta maneira, já conseguiremos acompanhar mais em "tempo real", ou o mais possível que consigo postar, hehehe.

A partir de agora a cosntante de postagens acontecer;a às terças e quintas para aocmpanhar as aulas de Improv 3.

"Vem comigo que eu te sigo" (música "Meu caminho" de Flora Mattos)

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