Nessa da gente se julgar
Acaba tendo vergonha do que se é
Acaba
Se acaba
Nessa da gente julgar as outras gentes
Acaba sendo alguém que não queremos
Acabamos
Ambos
Nessa da gente se aceitar
Cada uma pessoa cuida da sua vida
Porque se tem cuida-do com a outra
Poeminha de improviso para hoje, nas reflexões do dia a dia. Aceitando o que veio e percebendo minha fórmula feminista ganhando minha escrita. Inspiração: Minha luta interna constante em não querer parecer idiota por não falar a língua tão bem... No querer não parecer idiota, eu sou um tanto idiota comigo mesma... Aí, tem aquele botão do "FODA-SE!" e a gente se joga e a rede aparece!
Das memórias do Brasil que me falam alto ao coração.
Presente que minhas primas me deram de aniversário do ano passado.
IMPROV 3 - Express (Expresso)
DIA 2
02/05/2018 (quarta-feira), The Second City Training Center, sala G, 18h30 às 22h. Professor: Tim Stoltenberg.
Avisos de Início de aula:
- Temos uma apresentação de turma no Teatro no dia 26/05 das 14h30 às 15h30. Vamos dividir o palco com outra turma.
- Recebemos um email também que avisa que é obrigatório a alunas/os de Improv 3 assistirem a pelo menos 3 espetáculos no Second City durante o curso, sendo q1ue dois são de livre escolha e umdeve ser entre a lista de obrigatórios.
- No mesmo e-mail, avisa que além da apresnetação de turma, teremos uma apresentação de finalização do programa de Improv 3 no dia 19 de junho...
"Pule a rede aparecerá!" mantra para me acalmar... "Foda-se!"
Exercício #1: JOGA/RECEBE ESTALOS
Em roda. Olha para uma pessoa e estala o dedo em sua direção. Ela recebe o estalo também estalando os dedos e joga para outra pessoa estalando os dedos.
Comentários:
- Não era uma orientação inicial do exercício, mas começamos de cara a responder corporalmente ao tipo de jogada: quando a "bola" era alta, pulávamos apra pegar, etc.
- Aumenta-se a velocidade com o tempo.
- Foco e energia
Exercício #2: ESTABELECER LOQ*
* Exercício realizado na aula anterior. Publicação do blog do dia 03/05/2018.
Exercício #3: ESTABELECER LOQ FALANDO JUNTAS/OS*
* Exercício realizado na aula anterior. Publicação do blog do dia 03/05/2018.
Exercício #4: TRÊS FALAS LOQ*
* Exercício realizado na aula anterior. Publicação do blog do dia 03/05/2018.
Comentários:
- A diferença entre a execução nesta aula apra a anterior, é que nesta era dada previamente uma das informações LOQ (Lugar onde estão - O que estão fazendo - Quem está fazendo)
Exercício #5: TRÊS FALAS LOQ COM COMBINAÇÃO DE AÇÕES
Ainda não encontrei a palavra para traduzir "matching actions". "Combinar" ainda me soa que se conversou antes. Na verdade, é ver o que a/o outra/o faz e espelhar, "imitar", completar... combinar. Enfim! Mesmo exercício que o anterior, mas ao se entrar em cena, começam uma mesma ação. É sugerido o Lugar.
Exercício #6: MOMENTOS DE VERDADE
Cenas de 2 pessoas. Ao estabelecer LOQ (uma das informações é dada previamente) traz-se o momento da verdade. Pode ser uma revelação, um segredo, uma emoção, etc.
Comentários:
- Revelação, Segredo, Emoção e Momento da verdade: estabelecem a relação entre as personagens
- Eliminar do exercício as cenas de transações: cliente e empregada/o
- Remover do vocabulário da cena palavras vazias como: melhor, pior, amo, odeio, primeira e última... Acabam por ser desculpas que podem desviar da relação. Ex.: Se é seu primeiro dia no trabalho você vai se atrapalhar, se é o seu último, você não liga. - Acredito nisso como indicações de treino, não como regras. Mas ao encararmos como regras, nos ajudam a treinar.
Exercício #7: MOMENTOS DE VERDADE COM "VOCÊ É TÃO..."
Cena de 2 pessoas. Aos estabelecer LOQ segue-se para o Momento da Verdade a partir de presentes a/o pareceira/o de cena com a frase: "Você é tão...".
Comentários:
- Não fale sobre o que está fazendo
- Combine a ação mesmo que você não saiba o que é, você vai descobrir eventualmente.
- Escute e use os presentes
- Neste momento da aula as cenas começaram a ter "brigas". O que vai um pouco "contra" a ideia de outras aulas em que são epssoas que se gostam e amigáveis, em ser positiva/o. Porém não forma brigas "vazias" em que só se briga, foram discursões de opiniões contrárias, defesas de ponto de vista... O que gera emoção, o que alimenta a cena e a transforma. Lembro que o problema apontado em outras aulas quanto as brigas era o da cena ficar girando em torno do "querer brigar", querer "discutir", quase como motivação e não como consequência. Faz sentido?
- Tendência incial em ficar parado discutindo... Uma das questões das cenas de "briga"
Exercício #8: CENAS SÉRIAS ou CENAS HONESTAS
Cenas de duas pessoas. É dada uma situação (LOQ). A cena se desenvolve pelas emoções.
Comentários:
- Não são cenas tristes ou "sem graça", mas são cenas honestas em que não se cava o riso
- Achar a honestidade a sinceridade
- Deixar-se afetar (Sim, e)
- Toda boa peça tem seus momentos de honestidade dos quais então se contrói a comédia (ou o drama se assim quiser)
- Performances mais realistas
- É um dos exercícios que acredito serem mais ricos para atrizes e atores. Porque se percebe que toda cena tem potencial para qualquer gênero. E não é a pausa, a intonação que se dá, é o teor, o que sustenta, a energia que se emprega.
Exercício #9: FAZER AS COISAS IDIOTAS IMPORTANTES E AS IMPORTANTES IDIOTAS
Cenas de 2 pessoas. É dada uma situação (LOQ). E na cena se dá importância as coisas idiotas e não se dá importancia ao que é importante. Ex.: Um casal hétero discutindo o nome e a cor do barco que vão comprar. Argumentam, debatem pois querem coisas diferentes. A mulher diz: "Não quero um barco rosa porque eu nào quero que nossa filha se sinta pressionada a seguir padrões de gênero estipulados pela sociedade!". O homem responde: "Então você sabe que é uma menina! E está tentando usar isso para ganhar a discussão. Ela não vai se sentir assim se souber que foi o pai que quis o barco rosa!" Ou seja, a filha seria algo importante na cena, mas se discute sobre a cor do barco.
Comentários:
- Se você pensar: "isso é idiota!" - Siga essa idéia.
- É um exercício que trabalha justificar o que a personagem pensa, sente com especificidade. As coisas idiotas exigem isso pois não tem o apoio da "importância" social, moral ou ética. Então deve-se criar a importância para elas.
- Tim construiu em alguns momentos por side coach, sua metodologia de trabalho (em que interfere na cena sem pausar necessariamente a cena), para que víssemos como poderíamos desenvolver a cena sobre as coisas importantes, como metáforas. Apesar de não ser o objetivo específico do exercício.
Exercício #10: MOMENTO DA VERDADE COM REAÇÕES EXPANDIDAS
Cena de 2 pessoas. Estabelece-se LOQ e segue com o momento da verdade que desencadeia a expansão da emoção.
Comentários:
- Especificidade
- Momentos reais e sinceros são conectados com a graça, a "piada".
- O estilo Second City (ou o que consegui escrever correndo e traduzir aqui): desenvolver algo pequeno e "besta" que toca em algo profundo da relação entre as personagens. Desenvolve isso nesses momentos de honestidade, e no fim puxa de novo algum dos fatos "bestas" do início. Ex. meu que talvez não seja lá essas coisas: "Os equilos andam cagando no quintal, é perseguição, é de propósito. Mania de perseguição, descrença na/o outra. Nào acredita nem quando revela seu amor. Que bosta!"
- Faça listas na cena, especifique, enumere coisas específicas. Ex.: "Você sempre usa as sua dor nas costas para escapar do trabalho, tirando intervalos de 5 em 5min por que está com dor, mas na verdade vai na esquina fletar com o Antônio da loja do brechó; me fazendo carregar a sua bandeja porque precisa amarrar o cadarço, mas aí "encontra" alguém para conversar e "esquece" que a bandeja está comigo, até quando seus pais vêem aqui, você me faz servi-los porque está com dor nas costas!"
- Metáforas: use o universo da cena para dizer o que sente. Ex: Acampamento espacial: "Eu quero que nosso chefe se exploda como um meteoro colidindo com uma super nova!"
Exercício #11: MOMENTO DO OSCAR
Cena de 2 pessoas. Quando a/o condutor/a do exercício dizer: "Momento do Oscar" a pessoa indicada dá um passo a frente e, como se estivesse falando para a câmera, desenvolve e deixa crescer a emoção numa cena digna de ganhar o oscar. Com o sinal de voltar dado pela/o condutor/a, a cena continua.
Comentários:
- Não é uma pausa de cena é um momento da cena que continua a partir dele
- Desenvolver emoções
- Não chegamos a fazer todas as pessoas por conta do horário em relação a outras atividades.
Exercício #12: MONÓLOGO DE GRUPO*
*Exercício realizado em Improv 2, vide postagens dos dias 30/04 e 01/05/2018.
Uma pessoa começa a falar sobre um assunto sugerido pela plateia. Outra pessoa assume fazendo uma TAG OUT em quem falava, e continua exatamente de onde a pessoa parou, com mesma energia na mesma personagem.
Comentários:
- Deixar a emoção crescer e se transformar
- Trazer algum tipo de rpesença, não precisa ser uma personagem grande.
CONVERSA DE TURMA
- "Straight guy": o cara "certinho" da cena. E se usa no masculino mesmo. As emoções tendem a ser "cinzas". É uma "função" em cena, a escada. Assim como a relação de Branco e Augusto do trabalho com palhaços.
- "Sim, e" vai mudar para você. Começa a ser o princípio da cena entre improvisadoras/es e não entre perosnagens.
Exercício #13: LABORATÓRIO
Momento de troca: apresentação e assitir outra turma. Pelo visto, por conta do horário e disponibilidade de outras turmas, vamos ter Laboratórios sempre. Bom se colocar nesse lugar da apresentação que é o que me aterroriza pela língua e... Foda-se!
Improv 3 Express: MONÓLOGO DE GRUPO
Com 3: CENAS DE GRUPO (3 PESSOAS)
Uma cena a partir da sugestão da plateia com 3 pessoas em cena. Tendência de serem 2 contra 1.
***
Ir ao Teatro e não ir ao Teatro...
Já que estamos aqui e teme espetáculo às 22h, vamos!
Opa! Não vamos! É aquele Improv BINGO em que sorteiam pessoas para improvisar no palco.
Ai, cagaço... Ai não quero... Olha as desculpas aparecendo.
É só não colocar o nome no pote! Então, vamos!
Opa!
Não vamos!
Só 4 pessoas para assistir.
Vou ter que colocar o nome no pote. Como não. Pára de desculpinhas...
"Pule e a rede aparecerá!" Foda-se, vamos! (não foi muito convicente, mas forte o bastante)
Opa!
Não vamos!
Não teve espetáculo porque só tinham 4 pessoas para assistir. De certo modo, é uma rede, hehehe.
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