Começamos ontem as entrevistas para o documentário. Então foi um dia intenso de Impro para mim. Conversando e descobrindo perspectivas diferenciadas e caminhos bem diversos que a Impro tomou/toma na vida de algumas/ns profissionais daqui. Com a ajuda pontual, necessária e bem humora da amiga brasileira Anna Salles, ouvi e registrei as ideias e experiências de James Gangl, Rich Baker e Tim Stoltenberg. Material tão rico que eu já to aqui pensando: como corta isso? Como edita isso? Vai ser uma loucura... Mas o que não é? Entre umas e outras o que descobri é que é foda demais falar a palavras "estrutura" em inglês. E oq ue eu pesno por estrutura é outra coisa, ou melhor, são outras perspectivas por aqui... Ou ainda as questões estéticas, de comunidades, gênero, etnica são aprecidas mas não extatamente as mesmas e... Guardemos para o documentário! Mas devo dizer, essas ideias todas das conversas ficaram indo e voltando durante a aula da mesma noite.
IMPROV 3 - Express (Expresso)
DIA 5
14/05/2018 (segunda-feira), The Second City Training Center, Hollywood, Sala Lounge, 18h30 às 22h. Professor: Tim Stoltenberg
Começamos a aula com a conversa inicial habitual de: que espetáculos assitiram? Se tem alguma dúvida sobre o que estamos fazendo.
Tim também falou um pouco da nossa apresentação do dia 26/05/2018, sobre "estrutura", e que vamos treina-la nas próximas duas aulas; e também sobre o figurino que é livre com algumas recomendações: que não lhe restrinja a movimentação, se vistam "melhor" que a plateia, ninguém de sandália, que você se sinta confortável, e etc.
Exercício #1: BANDEJA
Na aula anterior, Tim me convidou a trazer ume xercício de aquecimento para a aula de hoje. Pensando em contribuir para um jogo com diferencial, levei um formato bem simples da BANDEJA. Mais que um "exercício", a Bandeja é um sistema de treinamento do Grupo Saída Sul com açoes individuais, em duplas e em grupo. (que foi trazido pela Julieta Zarza da experência dela com outro grupo de Impro e adptado por todas nós, por influências como Viewpoints e treinamentos pessoais de cada uma...). Na forma do Saída Sul há por volta de 59 ações/atividades possíveis na BANDEJA até o momento. Sempre podendo aumentar. Aqui fizemos apenas 6, por conta do tempo e complexidade.
Grupo andando pelo espaço. As ações são feitas conforme vontade e necessidade.
Ações individuais:
1) Passo de Dança: ter um apsso de dança para fazer. Sempre o mesmo.
2) Correr em câmera lenta, tentando fazer com que o corpo inteiro esteja na mesma velocidade
Ações em Duplas:
1) Oi!: um exercício básico e tradicional de palhaço. Quando há contato visual uma pessoa vai até a outra para cumprimentar. Pode dar um aperto de mão, um abraço ou um beijo na bochecha. O que acontece é que a outra pessoa responde com o movimento "errado". Exemplo: (A) dá a mão para apertar e (B) abre os braços para o abraço. então (A) se "corrige" para abraçar" e (B) tenta o beijo. (A) tenta o beijo enquanto (B) vai para o aperto de mão. "Fracasso "estabelecido, ambas/os vão embora reagindo a confusão. Se os cumprimentos coincidirem, aperto de mão e aperto de mão, faça-o e voltem a andar com a "vitória"!
2) Tiro: quando há contato visual, uma pessoa pode atirar na outra (revólver, arco e flecha, o que seja). A outra morre passando pelos 7 estágios de tensão baseados no trabalho de Jaques Lecoq. Da maior tensão possível do corpo para a menor possível, como uma escala musical. Só se levanta quando alguém lhe dá o sopro da vida.
Ações de grupo:
1) Siga-me: Quando uma pessoa se coloca na frente de outra, a de trás começa a segui-la, fazendo exatamente e simultamente os mesmos movimentos. O grupo deve perceber e se juntar como uma "manada". A ação se desfaz a qualquer momento por qualquer pessoa que se retire do grupo e provoca assim, que as/os demais se retirem também.
2) Epidemia: qualquer gesto visto por alguém é repetido. De forma que, como um contágio, todas/os estão fazendo os mesmos gestos. Com o tempo os gestos podem se intensificar ou desaparecer.
Comentários:
- As interações de duplas foram mais fáceis, muito ao meu ver, devido ao espaço pequeno do Lounge e pela "ideia" de contracena.
- É um jogo de escuta, percepção, integração, treino e comapo de criação.
- Quem quiser saber das outras 53 ações que eu lembro, só perguntar!
Exercício #2: LOQ E CENA
Em duplas. (A) e (B) entram e cena primeiro só falando as infromações da LOQ (Lugar, O que se faz e Quem faz). (A) estabele a primeira, (B) a segunda informação, e (A) estabelece por fim a última que falta. Imediatamente a cena começa a partir dessas informações.
Ex.:
(A): Padaria
(B): Limpando o balcão
(C): Filhas da dona
OBS: Não precisa seguir a ordem Lugar, O que e Quem.
Comentários:
- Estabelecida a LOQ a cena se foca na relação
Exercício #3: EMOÇÃO A PARTIR DDE ONOMATOPÉIA
Em duplas. Se estabelece a LOQ como o exercício anterior. A cena começa a partir de um sm feito por uma das duas pessoas da cena, por exemplo (A). Então (B) se juunta a esse som e as duas atingem uma emoção a partir disso, desenvlvendo a cena.
Exercício #4: SÓ DUAS INFORMAÇÕES DA LOQ
Mesmo exercício que o #2, porém só se estabelecem duas infromações da LOQ, não importa quais. A cena então começa se estabelecendo e justificando a terceira informação. Já trabahando a emoção do exercício anterior.
Ex.:
(A): Espiãs
(B): Fazenda
CENA: Tem que determinar o que as espiãs estão fazendo na fazenda e por quê.
Exerício #5: SÓ UMA INFORMAÇÃO DA LOQ
Variação do exercício #5, com apenas uma informação da LOQ.
Ex.:
(A) Massagistas
CENA: Tem que determinar Lugar e fazendo O que e o Por que (justificativa).
Comentário:
- É bem similar das cenas que aprtem de uma sugestão da plateia que já estabelece a LOQ
- Quando encontrem uma ideia divertida, trabalhem sua expansão.
Exercício #6: TAG OUT
Metade da turma. Uma pessoa pede uma sugestão a plateia. Começa uma série de cenas com TAG OUT, em que alguém é tirada/o de cena com um tapinha ou um aceno para sair, e a pessoa que fica em cena permanece com a mesma personagem. A nova pessoa que entrou traz uma nova personagem.
Comentários:
- A "estrutura" da TAG OUT permite expandir as personagens, vê-la em diversas situações com outras personagens
- Justifiquem as mudanças
- Saltos de Tempo e espaço são determinados pelas TAG OUTs
- Tempo e Espaço em Impro são flexíveis
- Quando há uma emoção forte a cena vai apra algum lugar
- Quando há uma opinião forte sobre algo, as especificidades aparecem. Ex.: Não consigo comer coco ralado. (Por que?) A textura me irrita, me dá ânsia de vômito, parece que tem uma palha inimastigável dentro da minha boca, entre os meus dentes.
Exercício #7: Jogos de Adivinhação: INTERROGATÓRIO
Cena de 3 pessoas. (A) sai de cena. É estabelecido pela sugetsãod a plateia um crime que (A) cometeu em um determinado lugar na companhia de uma determinada pessoa. O crime não é realmente um crime (assassinato, roubo, etc.), a pessoa tende a ser uma celebridade e que não teria relação com o "crime", e lugar também é improvavél nas relações.
Ex.: Comeu a comida do Bebê com Frida Kahlo no Aquário.
(B) e (C) são os policiais que tem todas as informações e vão interrogar (A) que cometeu o crime, mas não sabe de nada porque não escutou as informações. Durante a cena (A) tentará adivinhar as 3 informações. A plateia ajuda estalando os dedos quando (A) está perto de adivinhar mas ainda não acertou exatamente, e bate palmas sinalizando quando acerta.
Ex.:
(B): Você achou que não íamos de pegar, não é?
(A): Achei que pegando um avião eu conseguiria escapar.
(C): É... um avião... Sabemos o quando você gosta de aviões, não é? Olha o aviãozinho.... (gesticula dar comida para o bebê).
(A): Eu sei, mas eu não pude evitar, eu dei comida para o bebê. (a plateia estala os dedos).
(C): Não tente nos confundir, o pobre Carlos nem estava na cozinha!
(B): Você é um egoísta, só faz as coisas para você mesmo!
(C): Numa fome por mais e mais!
(A): Está bem, está bem! Eu comi a comida do bebê! Fui eu! (A plateia bate palma)
Comentários:
- Jogos de Adivinhação tem duas partes. 1) o jogo em si (regras); 2) começa distante (as próprias dicas) e que vão se aproximando (especificando).
- (A) tem que fazer suposições mesmo sem saber, pois a partir delas a plateia e (B) e (C) podem trabalhar as dicas.
- As dicas colocam ela/e numa arena de ideias
- Quando a pessoa interrogada (A) está perdida, você pode quebrar a palavra e trabalhar com associações. No exemplo anterior, digamos que (A) não está pegando as referências de Frida Kahlo como personalidade. (B) e (C) podem quebrar a infromação em partes e irem apra outros universos:
(B) Você correu o suficiente de nós e está mancando com o seu pé direito.
(C) Pelo visto o crime não compensa com sapatos apertos.
(B): você sabe o que sapatos apertados fazem com os pés, não sabe?
(A): Eles me dão calos! (A plateia estala os dedos).
(B): Então é melhor falar de uma vez quem é esse Calo no nosso pé, por que essa pessoa Calo está Frita!
(A): Frita... Calo... (A plateia estala os dedos). Ok, parem com a tortura, vocês provavelmente já interrogaram a Frida Kahlo e ela contou tudo! (a plateia aplaude).
Exercício #8: FESTA ESTRANHA
Conheci o exercício com os Anônimos da Silva no espetáculo "Qual o seu pedido?", hoje, parte do repertório da cia de Comédia Sete Belos de Brasília-DF.
Uma pessoa sai (A) para não ouvir as infromações a seguir. 4 ou 5 vão ao palco e lhes é determinado personagens, personalidades, obssessões ou características físcias peculiares/absurdas. (A) volta como anfitriã/o de uma festa. O tipo de festa é sugerido pela plateia. Uma a uma entram na festa as demais pessoas. (A) deve adivinahr quem são, e quando isso acontece a pessoa deve justificar um motivo para deixar a festa e sair de cena.
Comentários:
- Na primeira rodada, quando as personagens chegam, elas trazem o universo, uma ideia geral de suas personagens. Quando são chamadas para conversar com a anfitriã (segunda rodada) trazem as especificidades.
Exercício #9: LABORATÓRIO
Encontro com a turma COM 5 (com quem dividiremos o palco na nossa apresentação). Nós fizemos o exercício da FESTA ESTRANHA e elas/es fizeram cenas de grupo em que cada nova pessoa que entra intendifica uma ideia da cena (sempre a mesma ideia). A irmã do namorado gosta de abraçar. Entra o pai que abraça mais, a mãe que abraço a todas/os, etc.
***
Segunda-feira com o espetáculo "TATOO PARTY" promovido pelo grupo Spanglish.
Na abertura um grupo de dança, na sequencia um Stand Up, Improv com o grupo Obama's Other Daughters (grupo só de mulheres negras), fechando com Improv do grupo anfitrião Spanglish (um cubano, um porto-riquenho e um mexicano que improviso misturando inglês e espanhol). O tema da noite era tatuagem e os improvisos vieram a partir de histórias de tatuagens de pessoas da plateia. Um dois integrantes do Spanglish é tatuador e distribuiu tatuagens adevisas ao publico, assim como descontos para tatuagens com ele.
Ok... Ganhei um cupon de 50% de desconto em tatuagem? E a coragem? Eu na verdade ganhei o cupon por um dos colegas de curso que me ouviu falando que eu já tenho escolhida minha tatuagem só não tenho coragem... Veremos o desenrolar dessa novela nos próximos capítulos?
Começamos a aula com a conversa inicial habitual de: que espetáculos assitiram? Se tem alguma dúvida sobre o que estamos fazendo.
Tim também falou um pouco da nossa apresentação do dia 26/05/2018, sobre "estrutura", e que vamos treina-la nas próximas duas aulas; e também sobre o figurino que é livre com algumas recomendações: que não lhe restrinja a movimentação, se vistam "melhor" que a plateia, ninguém de sandália, que você se sinta confortável, e etc.
Exercício #1: BANDEJA
Na aula anterior, Tim me convidou a trazer ume xercício de aquecimento para a aula de hoje. Pensando em contribuir para um jogo com diferencial, levei um formato bem simples da BANDEJA. Mais que um "exercício", a Bandeja é um sistema de treinamento do Grupo Saída Sul com açoes individuais, em duplas e em grupo. (que foi trazido pela Julieta Zarza da experência dela com outro grupo de Impro e adptado por todas nós, por influências como Viewpoints e treinamentos pessoais de cada uma...). Na forma do Saída Sul há por volta de 59 ações/atividades possíveis na BANDEJA até o momento. Sempre podendo aumentar. Aqui fizemos apenas 6, por conta do tempo e complexidade.
Grupo andando pelo espaço. As ações são feitas conforme vontade e necessidade.
Ações individuais:
1) Passo de Dança: ter um apsso de dança para fazer. Sempre o mesmo.
2) Correr em câmera lenta, tentando fazer com que o corpo inteiro esteja na mesma velocidade
Ações em Duplas:
1) Oi!: um exercício básico e tradicional de palhaço. Quando há contato visual uma pessoa vai até a outra para cumprimentar. Pode dar um aperto de mão, um abraço ou um beijo na bochecha. O que acontece é que a outra pessoa responde com o movimento "errado". Exemplo: (A) dá a mão para apertar e (B) abre os braços para o abraço. então (A) se "corrige" para abraçar" e (B) tenta o beijo. (A) tenta o beijo enquanto (B) vai para o aperto de mão. "Fracasso "estabelecido, ambas/os vão embora reagindo a confusão. Se os cumprimentos coincidirem, aperto de mão e aperto de mão, faça-o e voltem a andar com a "vitória"!
2) Tiro: quando há contato visual, uma pessoa pode atirar na outra (revólver, arco e flecha, o que seja). A outra morre passando pelos 7 estágios de tensão baseados no trabalho de Jaques Lecoq. Da maior tensão possível do corpo para a menor possível, como uma escala musical. Só se levanta quando alguém lhe dá o sopro da vida.
Ações de grupo:
1) Siga-me: Quando uma pessoa se coloca na frente de outra, a de trás começa a segui-la, fazendo exatamente e simultamente os mesmos movimentos. O grupo deve perceber e se juntar como uma "manada". A ação se desfaz a qualquer momento por qualquer pessoa que se retire do grupo e provoca assim, que as/os demais se retirem também.
2) Epidemia: qualquer gesto visto por alguém é repetido. De forma que, como um contágio, todas/os estão fazendo os mesmos gestos. Com o tempo os gestos podem se intensificar ou desaparecer.
Comentários:
- As interações de duplas foram mais fáceis, muito ao meu ver, devido ao espaço pequeno do Lounge e pela "ideia" de contracena.
- É um jogo de escuta, percepção, integração, treino e comapo de criação.
- Quem quiser saber das outras 53 ações que eu lembro, só perguntar!
Exercício #2: LOQ E CENA
Em duplas. (A) e (B) entram e cena primeiro só falando as infromações da LOQ (Lugar, O que se faz e Quem faz). (A) estabele a primeira, (B) a segunda informação, e (A) estabelece por fim a última que falta. Imediatamente a cena começa a partir dessas informações.
Ex.:
(A): Padaria
(B): Limpando o balcão
(C): Filhas da dona
OBS: Não precisa seguir a ordem Lugar, O que e Quem.
Comentários:
- Estabelecida a LOQ a cena se foca na relação
Exercício #3: EMOÇÃO A PARTIR DDE ONOMATOPÉIA
Em duplas. Se estabelece a LOQ como o exercício anterior. A cena começa a partir de um sm feito por uma das duas pessoas da cena, por exemplo (A). Então (B) se juunta a esse som e as duas atingem uma emoção a partir disso, desenvlvendo a cena.
Exercício #4: SÓ DUAS INFORMAÇÕES DA LOQ
Mesmo exercício que o #2, porém só se estabelecem duas infromações da LOQ, não importa quais. A cena então começa se estabelecendo e justificando a terceira informação. Já trabahando a emoção do exercício anterior.
Ex.:
(A): Espiãs
(B): Fazenda
CENA: Tem que determinar o que as espiãs estão fazendo na fazenda e por quê.
Exerício #5: SÓ UMA INFORMAÇÃO DA LOQ
Variação do exercício #5, com apenas uma informação da LOQ.
Ex.:
(A) Massagistas
CENA: Tem que determinar Lugar e fazendo O que e o Por que (justificativa).
Comentário:
- É bem similar das cenas que aprtem de uma sugestão da plateia que já estabelece a LOQ
- Quando encontrem uma ideia divertida, trabalhem sua expansão.
Exercício #6: TAG OUT
Metade da turma. Uma pessoa pede uma sugestão a plateia. Começa uma série de cenas com TAG OUT, em que alguém é tirada/o de cena com um tapinha ou um aceno para sair, e a pessoa que fica em cena permanece com a mesma personagem. A nova pessoa que entrou traz uma nova personagem.
Comentários:
- A "estrutura" da TAG OUT permite expandir as personagens, vê-la em diversas situações com outras personagens
- Justifiquem as mudanças
- Saltos de Tempo e espaço são determinados pelas TAG OUTs
- Tempo e Espaço em Impro são flexíveis
- Quando há uma emoção forte a cena vai apra algum lugar
- Quando há uma opinião forte sobre algo, as especificidades aparecem. Ex.: Não consigo comer coco ralado. (Por que?) A textura me irrita, me dá ânsia de vômito, parece que tem uma palha inimastigável dentro da minha boca, entre os meus dentes.
Exercício #7: Jogos de Adivinhação: INTERROGATÓRIO
Cena de 3 pessoas. (A) sai de cena. É estabelecido pela sugetsãod a plateia um crime que (A) cometeu em um determinado lugar na companhia de uma determinada pessoa. O crime não é realmente um crime (assassinato, roubo, etc.), a pessoa tende a ser uma celebridade e que não teria relação com o "crime", e lugar também é improvavél nas relações.
Ex.: Comeu a comida do Bebê com Frida Kahlo no Aquário.
(B) e (C) são os policiais que tem todas as informações e vão interrogar (A) que cometeu o crime, mas não sabe de nada porque não escutou as informações. Durante a cena (A) tentará adivinhar as 3 informações. A plateia ajuda estalando os dedos quando (A) está perto de adivinhar mas ainda não acertou exatamente, e bate palmas sinalizando quando acerta.
Ex.:
(B): Você achou que não íamos de pegar, não é?
(A): Achei que pegando um avião eu conseguiria escapar.
(C): É... um avião... Sabemos o quando você gosta de aviões, não é? Olha o aviãozinho.... (gesticula dar comida para o bebê).
(A): Eu sei, mas eu não pude evitar, eu dei comida para o bebê. (a plateia estala os dedos).
(C): Não tente nos confundir, o pobre Carlos nem estava na cozinha!
(B): Você é um egoísta, só faz as coisas para você mesmo!
(C): Numa fome por mais e mais!
(A): Está bem, está bem! Eu comi a comida do bebê! Fui eu! (A plateia bate palma)
Comentários:
- Jogos de Adivinhação tem duas partes. 1) o jogo em si (regras); 2) começa distante (as próprias dicas) e que vão se aproximando (especificando).
- (A) tem que fazer suposições mesmo sem saber, pois a partir delas a plateia e (B) e (C) podem trabalhar as dicas.
- As dicas colocam ela/e numa arena de ideias
- Quando a pessoa interrogada (A) está perdida, você pode quebrar a palavra e trabalhar com associações. No exemplo anterior, digamos que (A) não está pegando as referências de Frida Kahlo como personalidade. (B) e (C) podem quebrar a infromação em partes e irem apra outros universos:
(B) Você correu o suficiente de nós e está mancando com o seu pé direito.
(C) Pelo visto o crime não compensa com sapatos apertos.
(B): você sabe o que sapatos apertados fazem com os pés, não sabe?
(A): Eles me dão calos! (A plateia estala os dedos).
(B): Então é melhor falar de uma vez quem é esse Calo no nosso pé, por que essa pessoa Calo está Frita!
(A): Frita... Calo... (A plateia estala os dedos). Ok, parem com a tortura, vocês provavelmente já interrogaram a Frida Kahlo e ela contou tudo! (a plateia aplaude).
Exercício #8: FESTA ESTRANHA
Conheci o exercício com os Anônimos da Silva no espetáculo "Qual o seu pedido?", hoje, parte do repertório da cia de Comédia Sete Belos de Brasília-DF.
Uma pessoa sai (A) para não ouvir as infromações a seguir. 4 ou 5 vão ao palco e lhes é determinado personagens, personalidades, obssessões ou características físcias peculiares/absurdas. (A) volta como anfitriã/o de uma festa. O tipo de festa é sugerido pela plateia. Uma a uma entram na festa as demais pessoas. (A) deve adivinahr quem são, e quando isso acontece a pessoa deve justificar um motivo para deixar a festa e sair de cena.
Comentários:
- Na primeira rodada, quando as personagens chegam, elas trazem o universo, uma ideia geral de suas personagens. Quando são chamadas para conversar com a anfitriã (segunda rodada) trazem as especificidades.
Exercício #9: LABORATÓRIO
Encontro com a turma COM 5 (com quem dividiremos o palco na nossa apresentação). Nós fizemos o exercício da FESTA ESTRANHA e elas/es fizeram cenas de grupo em que cada nova pessoa que entra intendifica uma ideia da cena (sempre a mesma ideia). A irmã do namorado gosta de abraçar. Entra o pai que abraça mais, a mãe que abraço a todas/os, etc.
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Segunda-feira com o espetáculo "TATOO PARTY" promovido pelo grupo Spanglish.
Imagem retirada de: https://www.instagram.com/p/BhPupfdAvIV/?taken-by=spanglishimprov
Na abertura um grupo de dança, na sequencia um Stand Up, Improv com o grupo Obama's Other Daughters (grupo só de mulheres negras), fechando com Improv do grupo anfitrião Spanglish (um cubano, um porto-riquenho e um mexicano que improviso misturando inglês e espanhol). O tema da noite era tatuagem e os improvisos vieram a partir de histórias de tatuagens de pessoas da plateia. Um dois integrantes do Spanglish é tatuador e distribuiu tatuagens adevisas ao publico, assim como descontos para tatuagens com ele.
Ok... Ganhei um cupon de 50% de desconto em tatuagem? E a coragem? Eu na verdade ganhei o cupon por um dos colegas de curso que me ouviu falando que eu já tenho escolhida minha tatuagem só não tenho coragem... Veremos o desenrolar dessa novela nos próximos capítulos?
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