quinta-feira, 10 de maio de 2018

A Metade do Fim - IMPROV 3 Express - Dia 4 de 7

Último curso (rezando aqui para aparecer um workshop de Impro que eu ainda possa fazer enquanto estou por Los Angeles). Sete aulas, mas se contar a apresentação do dia 26/05/2018, são oito encontros. chegamos a metade do fim...Do meu tempo aqui, no final deste curso estarei também na metade do fim da viagem aos Estados Unidos. Sincronicidades.
Daqui já vou tirando algumas observações gerais da coisa toda. Me perguntaram ontem: "E você está aprendendo muito?". Sim. Mas ao contrário do que essa eprgunta pode sugerir, não estou aprendendo exatamente em quantidade, como mais coisas, coisas novas. E sim (sim, e), aprendendo intensimanete pelo treino, contato com novas perspectivas, o forçar a cabeça em duas línguas e o praticar. Eu estou fazendo e isso faz todo o aprendizado.
Também lendo durante essa pra'tica, e escreendo a respeito. Então sim, aprendendo mutio. 

IMPROV 3 - Express (Expresso)

DIA 4
09/05/2018 (quarta-feira), The Second City Training Center, Hollywood, Sala G, 18h30 às 22h. Professor: Tim Stoltenberg

No início da aula, conversamos sobre a aula anterior, tiramos dúvidas e falamos sobre o que assitimos até então.
Alguns exercícios aparecerão com * junto ao nome, indicando que já foram feitos em outros cursos aqui descritos no blog, para demais consultas.


Exercício #1: É ASSIM QUE EU FAÇO*

*Exercício descrito em Improv 1 na postagem do dia 14 de março de 2018. Trata-se de tentar ao máximo reproduzir exatamente o que a/o outra/o fez e passar adiante.

Comentários:
- Fiz este exercício com 3 turmas diferentes: Improv 1, 2 e 3. E realmente é um jogo simples de escuta e energia, cada turma, mesmo mantendo padrões do exercício, tinha sua personalidade no fazer.
- Tim sugeriu que os sons fossem de rizadas


Exercício #2: ZIP ZAP ZUM

Em roda. Aponta para alguém do círculo como que jogando uma bola ou disco imaginário e fala-se ZIP, ZAP ou ZUM. Qualquer um dos sons para qualquer pessoa da roda. Essa, por sua vez tem a "bola" e também a passa falando uma das onomatopéias. Outros comandos adicionados:
- ADVOGADO: Quando alguém que está com a "bola" (A) aponta para outra pessoa e diz "Te vejo nos meu escritório!". a pessoa apontada (B) começa a defender a pessoa da sua direita (C). Argumento de aproximadamente 15 segundos. Então a pessoa a sua esquerda (D) contra argumenta como promotora do caso. Também uns 15 segundos. (A) como juiz, aponta para um/a das/os três (B, C ou D) e diz "Culpada/o!". Essa é a pessoa que está com a bola.
- COMERCIAL: Quando a pessoa que está com a "bola" aponta para alguém e diz "Comercial de TV noturno", a pessoa apontada (A) começa a fazer um comercial energético, e as pessoas da sua direita e esquerda (B e C) fazem o Boom e a câmera. A decisão é na hora, pelo olhar e definição. O comercial inteiro tem no máximo uns 30 segundos.
- TERAPIA DE CASAL: Quando a pessoa que está com a "bola" aponta para alguém e diz "Terapia de Casal", a pessoa apontada (A) vira-se para a da sua esquerda (B) e desabafa com ela, como numa terapia de casal, o que está a aborrecendo na relação. (B) por sua vez responde ao "ataque". E juntas/os (A e B) dizem: "Está tudo acabado entre nós!".  Dura mais ou menso 30 segundos. Então (A) pode passar a bola.
- BRITÂNICAS/OS: Quando a pessoa que está coma a "bola" apotna para alguém e diz: "Conversa Britânia", ela também deve falar um tema, uma palavra para a conversa. Exemplos: "Acidente de carro" ou "o tempo". A pessoa apontada (A) assume o sotaque britânico (ou não) e da maneira mais educada possível fala sobre o tema e a pessoa a sua direita (B) completa ou dá uma opinião contrária também com a maior educação e intelectualidade britânica possível. Dura mais ou menos 30s. (A) tem a bola para passar.

Comentários:
- Eu conheço esse exercício com 500 variações diferentes. Essa é só mais uma. Os princípios são os mesmos: foco, energia, decisão, presença e "manutenção"de energia e ritmo.
- Todos os comandos tranbalham reações emotivas e alta energia.


Exercício #3: CENAS POR GÊNEROS

Grupo todo no fundo do palco. É dado um gênero ou um tipo de cena (Ex.: Shakespeare, Comédia dell'arte, etc.) . Várias cenas curtas em duplas, de uma ou duas falas são realizadas em seuquencia com cada indicação.

Comentários:
- Todas/os fizeram todos os gêneros
- Definir uma ideia completa LOQP (Lugar, O que está fazendo, Quem está fazendo, Por que está fazendo)


Exercício #4: 185*

*Exercício realizado anteirormente, e descrito na postagem do dia 13 de março de 2018 "Para Todas as idades! - Improv 1 - Dia 2 de 3".

Todas/os em roda. é dado um objeto ou qualquer complemento para a sentença: "185 _______ entram num bar. A/o atendente diz 'Desculpe, mas não podemos servir 185 _______ aqui.', então as/os 185 _______ respondem:" e e insere a fala que tem relação com a/o _________. Exemplo: "185 sapatos entram num bar. A atendente diz 'Desculpe , mas não poemos servir 185 sapatos aqui.', então os 185 sapatos respondem:'Você está nos chutando para fora?'"

Comentários:
- É um "Pun game" de piadas com "punch line"
- Vender a merda da piada, fazer com convicção, alguém tem que se divertir, pelo quem está contando
- Dizer sempre "185" (número arbitrário, importante ue seja grange que é a "graça" está no absurdo) pois a rejeição fica focada na quantidade e não na figura. O que ganha uma boa possibilidade de as piadas não serem ofensivas.
- Para esses tipos de  jogos você pode fazer uma lista de associações na cabeça. Essas listas podem ser lineares (relação direta com a palavra) ou não lineares (em que é preciso que a plateia complemente com referências). O exemplo do sapato é linear. Sapato -pé- chute. Um exemplo não linear: "185 lâmapdas entram num bar. A atendente diz 'Desculpe, mas não podemos servir 185 lâmpadas aqui'., então as 185 lâmpadas respondem: 'Dá para perceber que nào tem nenhum gênio aqui.'". Lâmpadas tem associação direta com lâmpadas de luz, a associação indireta não linear, foi a de gênios dentro da lâmpada.
- As listas mentais podem ser feitas pelas categorias de: Partes (do que feita/o), Tipos, Nomes de marcas, Ditos Populares/Referências culturais, Slogans de propaganda. Ex. Sapato: Partes (sola, cadarço, língua, etc.), Tipos (tênis, bota, chinelo, sandália, etc.), Nomes de Marcas (Melissa, All Star, Moleca, etc.), Ditos populares/Referências culturais ("Tem um chinelo velho para todo pé cansado", "Pedra no sapato", etc.), Slogans de propaganda ("All star, é fácil de calçar, etc.)
- eu acrescendo trocadilhos a lista. Ex. Sapato, trocadilhos: "sopapo"




Exercício #5: AS/OS PIORES DO MUNDO

Metade da turma em fila um/a do lado da/o outra/o ao fundo. E dada uma profissão que completa a frase: "As/os piroes _______ do mundo". Ex.: "As/os piores secretárias/os do mundo". Começa uma série de cenas curtas, de uma ou duas falas, que trazem uma ideia inteira (LOQP), sobre a frase.

Comentários:
* esse exercício se assemelha ao "Chutando o Balde" que conheci junto aos "Anônimos da Silva" em Brasília-DF
- Pode puxar alguém para a cena com você
- Tipo de jogo de se jogar, manter a energia fluindo mesmo que você não tenha nenhuma ideia.
- A brincadeira está no ritmo e quantidade e não na "qualidade" da piada: ser engraçada ou não


Exercício #6: CRÍTICAS/OS DE CINEMA*

* Exercício realizado anteriormente e relatado em publicação do dia 02 de maio de 2018 "Recaptualando e seguindo em frente - IMPROV 2 INTENSIVE - Dia 3 de 3".

Duas pessoas fazem críticos de cinema num programa e comentam um filme inventado. Título sugerido pelo plateia de um filme que não existe. Definem o gênero, comentam cenas e as introduzem apra que um grupo de mais ou menso 6 pessoas as represente em clipes do filme. Mais ou menos 3 cliques são mostrados de partes do filme.

Comentários:
- Diferente do exercício em IMPROV 2 aqui os cliques são do mesmo filme e é um grupo maior de atrizes e atores para realizar as cenas
- Críticas/os: definam a ideia (LOQP) ou pelo menos boa parte dela
- Elenco do filme: quem não é eprsonagem principal sá suporte: compõe cenário ou sai para dar foco.
- O elenco de apoio pode dar suporte de duas maneiras: ao evidenciar a ideia ou contradição, ao especificar algo (exemplo: as personagens principais estavam num restaurante e uma vai se engasgar com uma lagosta. O elenco de apio faz o ambiente de u restaurnte de frutos do mar), ou acionar, completar a ideia (exemplo: as/os críticas/os disseram que era um dia triste chuvoso e o elenco de apoio coloca a cena num enterro).
- Uso de câmera lenta em cenas de combate e ação: é mais seguro e divertido
- Se você é vista/o, está em cena, componha ou saia


Exercício #7: LUGARES EM BALÉ

Se define um lugar com bastante pessoas. Metade da turma, em cena muda, realizada as ações nesse lugar como numa cena de Balé.

Comentários:
- Se olhar e compor
- Perceber a/o outra/o e o espaço
- Esse exercício foi um treino para o exercício #9


Exercício #8: JUNTO COM MÚLTIPLAS/OS LÍDERES

No posicionamento "diamante" intercaladas/os, o grupo segue os movimentos de quem está na frente. Com forme a frente muda, muda a/o líder. Todas/os se posiconam incialmente no espaço antes de começar a se mover. É repetido tendo uma cena com o foco em uma personagem (exemplo: festa de aniversário)

Comentários:
- Se surgirem duas/dois líderes, escolha um/a e siga, eprceba o grupo, pode ser que metade siga um/a e outra metade outra/o. E está tudo bem.
- Existe a explciação desse exercício no livro dos Viewpoints de Anne Bogart e Tina Landau
- Chamo de "junto" pela referência aos exercício da "Oficina dos Menestréis" com Deto Montenegro, parte da minha formação artística
- Dar tempo para ser seguida/o é o que faz estar junto e a sensação de coreografia
Esse exercício foi um treino para o exercício #9


Exercício #9: BALÉ HISTÓRICO

A partir de uma lista de de momentos históricos é decidido um. Este momento será representado em um espetáculo de balé, narrado por duas/dois especialistas. As/os especialistas podem comentar durante a ação e conduzir adiante.

Comentários:
- Não escolher momentos históricos de conflito, como assassinato, pois vai virar apenas duas pessoas discutindo
- Especialistas: eleger momentos para intular as coreografias. Exemplo: Momento histórico da chegada à lua. "Dança da contagem regressiva", "Dança da bandeira", "Dança das estrelas"
- Especialistas: estabelecer começo, meio e fim. Começando por antes do momento histórico, transformando o marco da história no meio e dando a continudiade para o fim.
- Especialistas: podem trazer absurdos para a "arte". Exemplo: Momento histórico da cehagda à lua. O contato imediato com as/os alienígenas.
- Bailarinas/os começam se alongando enquanto as/os narradoras/es introduzem o espetáculo
- Posição de início antes de começar a se movimentar


Exercício #10: LABORATÓRIO

Encontro e troca com a turma de COM 3.
Nós fizemos os exercícios: CRÍTICAS/OS DE CINEMA e BALÉ HISTÓRICO
COM 3 fez cenas de grupos com variados números de pessoas.

Fiquei de levar um exercício para a próxima aula. Um aquecimento ou algo assim apra trocar, pelo intercâmbio.

***

Espetáculo LADIE'S NIGHT

Dois grupos de Impro só de mulheres e entre suas performances um Stand Up feito por uma mulher. Está sem link para o site, porque entrou na programação do Second City quase que de última hora no lugar de outro espetáculo. Plateia cheia, um bom número de estudantes do Second City. Figurinos no padrão do que tenho visto aqui: cada uma por si.

Com estrutura os dois grupos de Impro começaram pegando uma sugestão da plateia e uam pessoa realizava um monólogo/depoimento sobre a sugestão. Em seguida uma série de cenas eram improvisadas a partir da informação do monólogo com TAG OUT e SWEEP. Até que alguém começava um novo monólgo. No primeiro grup, todos os monólogos partiam daquela primeira sugestão da plateia. No segundo grupo, o primeiro partia da sugestão da plateia e os demais a aprtir de algo da última cena improvisada antes de ela se colocar para "monologar".









Nenhum comentário:

Postar um comentário