Eu mesma diante dessa viagem, ter vendido todas as minhas coisas, não saber o que vai ser a minha vida a partir de julho, sem apartamento, carro, coisas, emprego, enfim. eu mesma, para me incentivar nessa emrpeitada uso o mantra: "Se está com medo, vai com medo mesmo." Ajuda. Me ajuda. Aí lembro também da Adriana Lodi, amiga e artista daquelas: UAU! "Mate seus egos e administre seus medos". Por ocasião do... destino? Um flyer da exposição "A Cara de Brasília" caiu de dentro de um dos livros que eu trouxe comigo, a foto é a da Adriana Lodi. Então afrase dela está gritando em mim nos últimos dias. Estou bem grata, porque está ajudando. Vendo o medo como aliado, como autoconhecimento, como indicador dos limites a quebrar, respeitar e/ou contornar. a ser sincera comigo também e não "fingir" que o medo foi embora, mas constatar que ele passou e até a próxima a gente segue guiada também pela experiência dessa visita. Então, agradecida pela visita do medo, da Dinha (Adriana Lodi) e das memórias vou me fortalecendo para os últimos meses dessa viagem.
Aqui estou eu administrando medos e sentindo que a coisa está se encmainhando a partir desse esforço também. Aí... a aula de ontem... Aula de música... Impro e música... Pense a tremedeira.
IMPROV 3 - Express (Expresso)
DIA 3
07/05/2018 (segunda-feira), The Second City Training Center, Lounge, 18h30 às 22h. Professores: Tim Stoltenberg e Eric Schackne
Daquelas programações de aula que vêem do momento, de respirar a turma e se ouvir... ao meu ver (frase super sinestésica). Tim nos chamou para a roda de aquecimento e bateu uma palma quando se levantou. Eu bati outra, outra/o colega bateu mais uma uma, e eu duas, e uma musiquinha se formou discreta (algo que aocntece com frequência entre os Novos Candangos, grupo que faço parte em brasília). Tim respondeu com um exercício de aquecimento inicial, sem muitas explicações.
Exercício #1: PASSAR PALMAS
Em roda, duas pessoas (A e B) juntas batem uma palma cada uma, uma das pessoas (B) se vira para o outro lado e bate palma junto a próxima (C), e assim o círculo segue. Ex. A+B; B+C; C+D; D+E; E+A; A+B... O ritmo aumenta.
Comentários:
- contato visual com quem bate palma com você
- Escute o ritmo, dá para se preparar, mas não antecipar necessariamente: escute sua/eu parceira/o
Exercício #2: MUSIQUINHA DE DUAS PALAVRAS*
*Exercício realizado em Improv 2 também, se quiser conferir.
Em roda. O grupo marca o ritmo estalando os dedos. Uma pessoa (A) diz uma palavra e a pessoa ao lado (B) diz uma que completa. Todas/os (T) repetem no rimto as duas palavras juntas e cantam em seguida "Tudurudu". Agora (B) diz uma palavra e a pesosa ao lado (C) diz a segunda...
Ex.:
(A): Cachorro/
(B): Quente/
(T): Cachorro Quente/ Tudurudu
(B): Carro/
(C): Velho/
(T): Carro Velho/ Tudurudu
Comentários:
- O importante é manter o ritmo
- Pensar em completar a palavra e não associar: dia + noite (não se completam, se associam)
Exercício #3: ESTABELECER LOQ*
*Exercício realizado nas duas primeiras aulas de Improv 3 Express. Postagens dos dias 03 e 04/05/2018.
Em roda. Uma pessoa entra no centro e fala uma palavra ou sentença que define o Lugar (L), ou O que está fazendo (O), ou Quem (Q) está fazendo. Outra pessoa entra e define alguma parte da LOQ que não foi estabelecida ainda, até a terceira pessoa entrar e fechar as definições da LOQ. Se duas pessoas entrarem ao mesmo tempo no círculo, elas se olham e falam juntas e ao mesmo tempo.
Ex.:
(A): Diana
(B): Comendo hamburguer
(C): Escritório
ou
(D): Tropeçando
(E): Vivian
(F): No meio fio da calçada
Exercício #4: EU TE AJUDO
Exercício de duplas que trabalham simultaneamente. Uma pessoa (A) começa a fazer uma ação que leve ao mensos 2 minutos para se completar. (B) entra ajudando a ação mesmo sem saber o que é. Quando terminarem, patem juntas/os as mãos para sinalizar o fim. O exercício é todo em silêncio. Depois trocam, (B) começa a atividade e (A) entra para ajudar.
Ex.:
(A) Começa a tirar algo pesado e cima do armário. (B) ajuda a tirar meso sem saber o que é, sabe que é pesado apenas e respeita o formato que (A) estabelece. (A) abre "a coisa" definindo como mala. (A) volta ao armário e começa a pegar "coisas" de dentro dele e colocar na mala. (B) sem saber que "coisas" são, só espelha e faz o mesmo. (A) percbe que (B) ainda nõ sabe que coisas são, então define que são roupas ao tentar escolher qual seria melhor (colocando na frente do corpo). (B) aponta para uma delas definindo assim que sabe também do que se trata. Fecham a mala. Batem a palma.
Comentários:
- Exercício de formação de figura e trabalho com objeto
- Ser precisa/o e específica/o
- Pular na atividade mesmo sem saber o que é, você vai descobrir
Exercício #5: EU TE AJUDO COM EMOÇÃO
Mesmo exercício que o #4, mas a atividade está linkada a uma emoção.
Comentários:
- Espelhar também a emoção
- Ser específica/o também com a emoção
- Criar um porquê para o que se faz com emoção. Ex: Trocando os lençois com nojo, porque a criança mijou na cama.
Exercício #6: TRABALHO DE CENA: EMOÇÃO E ATIVIDADE
Cena em duplas. Uma atividade e emoção são sugeridas pela plateia. As duas pessoas na mesma atividade e emoção justificam em cena a emoção.
Comentários:
- Estabelecer a LOQ
- Espelhar as intensidades também
Exercício #7: TRABALHO DE CENA: JOGOS DE OLHARES
Cenas de 2 pessoas. A plateia define Emoção e Lugar. É também estabelecido previamente umas dessas "regras' de contato visual:
- Não poder quebraar o contato visual
- Não poder fazer contato visual
- Uma mesma pessoa mantém contato visual sempre e a outra nunca
- Quando uma pessoa fizer contato visual a outra desvia
Comentários:
- Os contatos visuais ou não já estabelecem uma relação imediata entre as personagens
- A emoção e os olhares se justificam conjuntamente, construir juntas/os
Exercício #8: TRABALHO DE CENA: INICIAÇÕES FORTES
Cenas de 2 pessoas. A primeira fala deve conter um momento da verdade: revelação, segredo, opinião sobre algo ou a outra pessoa (O que trabalhamos muito na aula passada, publicação do dia 04/05/2018). Começar com uma emoção. Sugestão da plateia: profissão, ação ou lugar.
Comentários:
- Exercício que recaptula toda a aula passada já misturando com essa
- Trabalhar as potências de repetições de gestos em relação espacial ou na sua própria forma (Viewpoints de Anne Bogart gritando aqui)
- Ter uma opinião forte sobre algo (por pequeno que seja) faz com que você tenha que justificar, revelando algo sobre sua personagem
- Ao definir auma emoção de início trabalha-se a personagem de dentro para fora; ao se deixar afetar por um gesto e sua repetição, trabalha-se de fora para dentro (Stanislavski... Meiser... Meyhold... Toda a galera reunida para o debate)
- Saibam, afirmem, e aí não estarão mais tentando entender a cena, e sim, estarão em cena.
- Emoção leva a Ponto de Vista que leva a Justificativa
Exercicio #9: CÁPSULA DO TEMPO
Cena em duplas. Primeiro faz-se a cena em 1 minuto. Depois a mesma cena em 30 segundos. Depois em 5 segundos. Começar com uma fala de iniciação forte.
Comentários:
- Mais ação e menos verbalização
- Perceber os 3 bits, os 3 pontos fortes de emoção das cenas de 1min e de 30s, para serem o filtro para a cena de 5s.
- Na cena de 5s, as palavras basicamento somem para interjeições de emoção, ou se reduz uma frase a uma palavra.
Exercício #10: CÁPSULA DO TEMPO DE TRÁS PARA FRENTE
Mesmo exercício do #9, porém a última cena tem 10 segundos e na sequenca é feita de traz para frente. Ou seja: Cena de 1 minuto; Mesma cena em 30 sgundos; Mesma cena em 10 segundos; Mesma cena de trás para frente em 10 segundos.
Comentários:
- Só houve tempo para uma dupla realizar como demonstração.
AULA DE MÚSICA IMPRO.
Professor: Eric Schackne
Descobri que nos cursos regulares de Improv 1 e 2, ou no express, há sempre uma aula de música, como a que tivemos agora no Improv 3. Nos intensivos fica inviável pelo tempo. Embora acredito que Rich Baker, professor que tive nos dois intensivos anteriores, tenha se preocupado muito com a questão de ritmo. Enfim... Aqui estamos... tremendo. Veja bem, eu adoro cantar e dançar. MESMO! Mas quando eu TENHO que cantar vem a tremedeira. RIMAR? Aff! Em inglês????
Abracei a causa com o bom e velho "Foda-se!", em que comentei bem na última postagem do dia 04/05/2018. Mas aqui, na visitinha do medo, relembro que é isso: vai com medo mesmo, administre-o. Fiz, me sai bem, razoavelmente muito bem, surpreendemente diante da minha dificuldade, e ainda assim tremia e tremia e... tremia.
Exercício #1: AQUECIMENTO VOCAL
Escala de notas (se é assim que se chama) em som de BR. (Acredito que pelo tempo foi mais para Eric nos escutar do que um super aqueicmento)
Exercício #2: RIMAR ÚLTIMA PALAVRA
Em roda. O grupo marca o ritmo estalando os dedos. Uma pessoa (A) fala uma frase,a sua última palavra será aquela que o círculo inteiro irá rimar. Depois de cada rima Todas/os cantam jutnas/os "Tatatara Tarata Tata". Quando círculo se completa chegando novamente em quem definiu a palavra, essa pessoa (A) faz a última rima, Todas/os (T): cantam "Tatatara Tarata Tata" e em seguida: "Troca, Troca, Troca, nova palavra!" (Switch out, Switch out, Switch out, new word)
Comentários:
- Não tentar ser genial ou engraçada/o, manter o ritmo
- A rima não precisa ser precisa, mas venda-a com convicção
- Fazer escolhas ousadas, postura, convicção
Exercício #3: CONVERSANDO SOBRE CANÇÕES
- Contam histórias
- Normalmente formadas por versos, refrão e ponte
- Versos são as perspectivas e desenvolvimento
- Refrão é forte por conta da sua repetição na música e traz a "ideia central"
- Ponte é algo diferente, mudança, que depois volta para o conhecido refrão
- Padrão de músicas: Verso 1 - Refrão - vErso 2 - Refrão - Ponte - Refrão.
Exercício #4: IMPROVISANDO MÚSICA DE 4 PARTES
4 pessoas. O publico dá o nome da música. A melodia começa. (A) faz um verso inspirado no nome da música. (B) cria o refrão. (C) faz o segundo verso. (B) canta novamente o refrão com o acompanhamento das/os outras/os ou não. (D) canta/faz a ponte. (B) canta o refrão e encerra a música com as/os demais ou não.
Comentários:
- O Refrão pode ser uma palavra ou frase (o nome da música) repetida/o quatro vezes.
Exercício #5: NÚMERO DE GRUPO
Metade da turma (cerca de 7 ou 8 pessoas). Agora não é estabelecido quem irá cantar o quê, e nem se a primeira coisa a ser cantada será o refrão ou o primeiro verso, mas definido isso, e quantos versos a música terá, onde onde a Ponte entra. O grupo joga posicionado em meia lua para que se vejam, se colocar a frente é o gestual para se definir quem irá cantar.
Comentários:
- É a utilização da ferramenta de "dar e receber"
- No refrão tentar formar um coro, interagir, encontrar espaços pars segundas vozes, etc.
Saiu. Me diverti. Tremia e tremia e tremia até sentar para assitir ao espetáculo daquela segunda-feira à noite.
***
Espetáculo MAMA'S BOY
Casa semi-cheia, quase que pela metade, em grande parte por alunas/os do Second City que como eu ficaram para assistir depois da aula. O músico era o nosso professor de música do dia Eric Schackne. O espetáculo é realizado por um grupo só de mulheres "Mama's Boy" que se apresenta uma vez por mês no palco principal do Second City Hollywood e em cada apresentação tem um convidado homem diferente. O convidado do dia: Brian Palermo.
A partir de uma sugestão da plateia em referência a relação de mãe e filho como, o primeiro dia da pré-escola, um dia antes do casamento dele, etc., improvisam a primeira cena em que, ao menos no dia, todas são a mãe do ator num jogo de substituição por TAG OUT. A partir de algo da primeira cena improvisam a segunda e assim seguem. Há uma ligação em "call back" com o que foi criado no início e demais cenas que fecha a peça. Figurinos sem cores chamativas. Muita sintonia e escuta. Presenças fortes.
Daquelas programações de aula que vêem do momento, de respirar a turma e se ouvir... ao meu ver (frase super sinestésica). Tim nos chamou para a roda de aquecimento e bateu uma palma quando se levantou. Eu bati outra, outra/o colega bateu mais uma uma, e eu duas, e uma musiquinha se formou discreta (algo que aocntece com frequência entre os Novos Candangos, grupo que faço parte em brasília). Tim respondeu com um exercício de aquecimento inicial, sem muitas explicações.
Exercício #1: PASSAR PALMAS
Em roda, duas pessoas (A e B) juntas batem uma palma cada uma, uma das pessoas (B) se vira para o outro lado e bate palma junto a próxima (C), e assim o círculo segue. Ex. A+B; B+C; C+D; D+E; E+A; A+B... O ritmo aumenta.
Comentários:
- contato visual com quem bate palma com você
- Escute o ritmo, dá para se preparar, mas não antecipar necessariamente: escute sua/eu parceira/o
Exercício #2: MUSIQUINHA DE DUAS PALAVRAS*
*Exercício realizado em Improv 2 também, se quiser conferir.
Em roda. O grupo marca o ritmo estalando os dedos. Uma pessoa (A) diz uma palavra e a pessoa ao lado (B) diz uma que completa. Todas/os (T) repetem no rimto as duas palavras juntas e cantam em seguida "Tudurudu". Agora (B) diz uma palavra e a pesosa ao lado (C) diz a segunda...
Ex.:
(A): Cachorro/
(B): Quente/
(T): Cachorro Quente/ Tudurudu
(B): Carro/
(C): Velho/
(T): Carro Velho/ Tudurudu
Comentários:
- O importante é manter o ritmo
- Pensar em completar a palavra e não associar: dia + noite (não se completam, se associam)
Exercício #3: ESTABELECER LOQ*
*Exercício realizado nas duas primeiras aulas de Improv 3 Express. Postagens dos dias 03 e 04/05/2018.
Em roda. Uma pessoa entra no centro e fala uma palavra ou sentença que define o Lugar (L), ou O que está fazendo (O), ou Quem (Q) está fazendo. Outra pessoa entra e define alguma parte da LOQ que não foi estabelecida ainda, até a terceira pessoa entrar e fechar as definições da LOQ. Se duas pessoas entrarem ao mesmo tempo no círculo, elas se olham e falam juntas e ao mesmo tempo.
Ex.:
(A): Diana
(B): Comendo hamburguer
(C): Escritório
ou
(D): Tropeçando
(E): Vivian
(F): No meio fio da calçada
Exercício #4: EU TE AJUDO
Exercício de duplas que trabalham simultaneamente. Uma pessoa (A) começa a fazer uma ação que leve ao mensos 2 minutos para se completar. (B) entra ajudando a ação mesmo sem saber o que é. Quando terminarem, patem juntas/os as mãos para sinalizar o fim. O exercício é todo em silêncio. Depois trocam, (B) começa a atividade e (A) entra para ajudar.
Ex.:
(A) Começa a tirar algo pesado e cima do armário. (B) ajuda a tirar meso sem saber o que é, sabe que é pesado apenas e respeita o formato que (A) estabelece. (A) abre "a coisa" definindo como mala. (A) volta ao armário e começa a pegar "coisas" de dentro dele e colocar na mala. (B) sem saber que "coisas" são, só espelha e faz o mesmo. (A) percbe que (B) ainda nõ sabe que coisas são, então define que são roupas ao tentar escolher qual seria melhor (colocando na frente do corpo). (B) aponta para uma delas definindo assim que sabe também do que se trata. Fecham a mala. Batem a palma.
Comentários:
- Exercício de formação de figura e trabalho com objeto
- Ser precisa/o e específica/o
- Pular na atividade mesmo sem saber o que é, você vai descobrir
Exercício #5: EU TE AJUDO COM EMOÇÃO
Mesmo exercício que o #4, mas a atividade está linkada a uma emoção.
Comentários:
- Espelhar também a emoção
- Ser específica/o também com a emoção
- Criar um porquê para o que se faz com emoção. Ex: Trocando os lençois com nojo, porque a criança mijou na cama.
Exercício #6: TRABALHO DE CENA: EMOÇÃO E ATIVIDADE
Cena em duplas. Uma atividade e emoção são sugeridas pela plateia. As duas pessoas na mesma atividade e emoção justificam em cena a emoção.
Comentários:
- Estabelecer a LOQ
- Espelhar as intensidades também
Exercício #7: TRABALHO DE CENA: JOGOS DE OLHARES
Cenas de 2 pessoas. A plateia define Emoção e Lugar. É também estabelecido previamente umas dessas "regras' de contato visual:
- Não poder quebraar o contato visual
- Não poder fazer contato visual
- Uma mesma pessoa mantém contato visual sempre e a outra nunca
- Quando uma pessoa fizer contato visual a outra desvia
Comentários:
- Os contatos visuais ou não já estabelecem uma relação imediata entre as personagens
- A emoção e os olhares se justificam conjuntamente, construir juntas/os
Exercício #8: TRABALHO DE CENA: INICIAÇÕES FORTES
Cenas de 2 pessoas. A primeira fala deve conter um momento da verdade: revelação, segredo, opinião sobre algo ou a outra pessoa (O que trabalhamos muito na aula passada, publicação do dia 04/05/2018). Começar com uma emoção. Sugestão da plateia: profissão, ação ou lugar.
Comentários:
- Exercício que recaptula toda a aula passada já misturando com essa
- Trabalhar as potências de repetições de gestos em relação espacial ou na sua própria forma (Viewpoints de Anne Bogart gritando aqui)
- Ter uma opinião forte sobre algo (por pequeno que seja) faz com que você tenha que justificar, revelando algo sobre sua personagem
- Ao definir auma emoção de início trabalha-se a personagem de dentro para fora; ao se deixar afetar por um gesto e sua repetição, trabalha-se de fora para dentro (Stanislavski... Meiser... Meyhold... Toda a galera reunida para o debate)
- Saibam, afirmem, e aí não estarão mais tentando entender a cena, e sim, estarão em cena.
- Emoção leva a Ponto de Vista que leva a Justificativa
Exercicio #9: CÁPSULA DO TEMPO
Cena em duplas. Primeiro faz-se a cena em 1 minuto. Depois a mesma cena em 30 segundos. Depois em 5 segundos. Começar com uma fala de iniciação forte.
Comentários:
- Mais ação e menos verbalização
- Perceber os 3 bits, os 3 pontos fortes de emoção das cenas de 1min e de 30s, para serem o filtro para a cena de 5s.
- Na cena de 5s, as palavras basicamento somem para interjeições de emoção, ou se reduz uma frase a uma palavra.
Exercício #10: CÁPSULA DO TEMPO DE TRÁS PARA FRENTE
Mesmo exercício do #9, porém a última cena tem 10 segundos e na sequenca é feita de traz para frente. Ou seja: Cena de 1 minuto; Mesma cena em 30 sgundos; Mesma cena em 10 segundos; Mesma cena de trás para frente em 10 segundos.
Comentários:
- Só houve tempo para uma dupla realizar como demonstração.
AULA DE MÚSICA IMPRO.
Professor: Eric Schackne
Descobri que nos cursos regulares de Improv 1 e 2, ou no express, há sempre uma aula de música, como a que tivemos agora no Improv 3. Nos intensivos fica inviável pelo tempo. Embora acredito que Rich Baker, professor que tive nos dois intensivos anteriores, tenha se preocupado muito com a questão de ritmo. Enfim... Aqui estamos... tremendo. Veja bem, eu adoro cantar e dançar. MESMO! Mas quando eu TENHO que cantar vem a tremedeira. RIMAR? Aff! Em inglês????
Abracei a causa com o bom e velho "Foda-se!", em que comentei bem na última postagem do dia 04/05/2018. Mas aqui, na visitinha do medo, relembro que é isso: vai com medo mesmo, administre-o. Fiz, me sai bem, razoavelmente muito bem, surpreendemente diante da minha dificuldade, e ainda assim tremia e tremia e... tremia.
Exercício #1: AQUECIMENTO VOCAL
Escala de notas (se é assim que se chama) em som de BR. (Acredito que pelo tempo foi mais para Eric nos escutar do que um super aqueicmento)
Exercício #2: RIMAR ÚLTIMA PALAVRA
Em roda. O grupo marca o ritmo estalando os dedos. Uma pessoa (A) fala uma frase,a sua última palavra será aquela que o círculo inteiro irá rimar. Depois de cada rima Todas/os cantam jutnas/os "Tatatara Tarata Tata". Quando círculo se completa chegando novamente em quem definiu a palavra, essa pessoa (A) faz a última rima, Todas/os (T): cantam "Tatatara Tarata Tata" e em seguida: "Troca, Troca, Troca, nova palavra!" (Switch out, Switch out, Switch out, new word)
Comentários:
- Não tentar ser genial ou engraçada/o, manter o ritmo
- A rima não precisa ser precisa, mas venda-a com convicção
- Fazer escolhas ousadas, postura, convicção
Exercício #3: CONVERSANDO SOBRE CANÇÕES
- Contam histórias
- Normalmente formadas por versos, refrão e ponte
- Versos são as perspectivas e desenvolvimento
- Refrão é forte por conta da sua repetição na música e traz a "ideia central"
- Ponte é algo diferente, mudança, que depois volta para o conhecido refrão
- Padrão de músicas: Verso 1 - Refrão - vErso 2 - Refrão - Ponte - Refrão.
Exercício #4: IMPROVISANDO MÚSICA DE 4 PARTES
4 pessoas. O publico dá o nome da música. A melodia começa. (A) faz um verso inspirado no nome da música. (B) cria o refrão. (C) faz o segundo verso. (B) canta novamente o refrão com o acompanhamento das/os outras/os ou não. (D) canta/faz a ponte. (B) canta o refrão e encerra a música com as/os demais ou não.
Comentários:
- O Refrão pode ser uma palavra ou frase (o nome da música) repetida/o quatro vezes.
Exercício #5: NÚMERO DE GRUPO
Metade da turma (cerca de 7 ou 8 pessoas). Agora não é estabelecido quem irá cantar o quê, e nem se a primeira coisa a ser cantada será o refrão ou o primeiro verso, mas definido isso, e quantos versos a música terá, onde onde a Ponte entra. O grupo joga posicionado em meia lua para que se vejam, se colocar a frente é o gestual para se definir quem irá cantar.
Comentários:
- É a utilização da ferramenta de "dar e receber"
- No refrão tentar formar um coro, interagir, encontrar espaços pars segundas vozes, etc.
Saiu. Me diverti. Tremia e tremia e tremia até sentar para assitir ao espetáculo daquela segunda-feira à noite.
***
Espetáculo MAMA'S BOY
Casa semi-cheia, quase que pela metade, em grande parte por alunas/os do Second City que como eu ficaram para assistir depois da aula. O músico era o nosso professor de música do dia Eric Schackne. O espetáculo é realizado por um grupo só de mulheres "Mama's Boy" que se apresenta uma vez por mês no palco principal do Second City Hollywood e em cada apresentação tem um convidado homem diferente. O convidado do dia: Brian Palermo.
A partir de uma sugestão da plateia em referência a relação de mãe e filho como, o primeiro dia da pré-escola, um dia antes do casamento dele, etc., improvisam a primeira cena em que, ao menos no dia, todas são a mãe do ator num jogo de substituição por TAG OUT. A partir de algo da primeira cena improvisam a segunda e assim seguem. Há uma ligação em "call back" com o que foi criado no início e demais cenas que fecha a peça. Figurinos sem cores chamativas. Muita sintonia e escuta. Presenças fortes.
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