segunda-feira, 23 de abril de 2018

DICAS PARA NARRATIVA EM IMPROVISO de Katy Schutte

23 de abril de 2018... Faltam só 4 dias apra fechar nossa vakinha para o Documentário de Impro rumo à Colômbia! Para contribuir acesse o link:



Texto de hoje!
Dessas minhas traduções de textos de outras pessoas  no blog, esta aqui foi autorizada. Lembro que há esse meio jeito de tentar tratar a língua portuguesa com uma igualdade de protagonismo tanto femnino quanto masculino. O que não vem do texto original em inglês. 

As "Dicas para Narrativa em Impro" foram retiradas do blog da improvisadora Katy Schutte:

O CAMINHO DO/A IMPROVISADOR/A
Um Blog para Improvisadoras/es


DICAS PARA NARRATIVA EM IMPROVISO
17/1/2018

Existem vários estilos e formas diferentes de improvisação (como vocês já sabem) e um/a deles/as é a contação de histórias lineares. Eu certamente não a voz da narrativa improv, sendo mais Del Close em minha formação do que Keith Johnstone, mas eu amo e uso narrativa em alguns dos shows nos quais performo. Sem ficar muito presa a Jornada do Herói e usando fortemente a estrutura de história, você pode usar simples abordagens no seu espetáculo de improv para criar uma narrativa na qual você não está furiosamente tentando lembrar um monte de informações ou desajeitamento lutando para atar tudo nos últimos cinco minutos.

1. Conte uma história
É muito tentador ter uma história A, B e algumas vezes uma C. Você pode aproveitar as outras personagens que você encontra pelo caminho, sem ter que contar suas histórias individuais também.

2. Faça ou descubra sua protagonista
O jeito mais fácil de manter as coisas simples e contar uma história é fazer com que a história se encaixe em volta de uma personagem. Torne muito claro quem é essa personagem e a siga. Talvez a coloque em todas as cenas só para ter certeza.

3. Encontre um querer para sua protagonista
Uma necessidade emocional nos dá uma clara rota por dentro de qualquer história. Mesmo se é um objetivo físico que se crer, haverá uma razão emocional para o desejo. O que elas procuram vai guiá-las à pessoas e lugares.

4. Faça agora
Parece que seria divertido salvar a Formatura ou a Explosão ou Conseguir os Diamantes para o final do espetáculo, mas por que  preencher 40 minutos e esperar que todas/os estejam na mesma página para o final? Faça agora. Faça a Formatura na cena dois e veja o que acontece depois.

5. Seja super óbvia
Para evitar confusão, ateste que o que você pensa é verdade e  o que você pensa está em adandamento. Se este é o seu pai, chame-o muito de Pai, se essa senhora parece ser má: diga a ela que ela parece muito má. Guardar segredos ou ser subjetiva sobre uma ideia vai fazer as pessoas chegarem a diferentes conclusões.

6. Comece a reciclando a partir da metade
Quando você atingir o meio do caminho da sua história você não precisa adicionar nada a mais. Escolha qualquer personagem, lugar, objeto ou ideia que já tenha mencionado é usado antes. Pense na sua história na forma de um diamante; expanda, expanda, expanda, em seguida, no meio do caminho você a torna mais estreita até que tudo termine em um ponto.

7. Merdas estranhas vão acontecer de qualquer jeito
Você está improvisando, não escrevendo, então algumas coisas estranhas vão acontecer na sua história mesmo se você tentar  fortemente pará-las. Você realmente não precisa se esforçar para colocar coisas estranhas e interessantes. Seja óbvia. Faça a próxima coisa mais óbvia e justifique a esquisitice quando ela chegar organicamente.

8. Deixar acontecer
A história talvez vá facilmente para direção completamente diferente da qual você queria. Isso é ÓTIMO. Improv é uma arte de criação de grupo; fazer uma história coletiva que qualquer um/a de vocês não conseguiria ter escrito sozinho/a. Relaxe e aproveite a nova jornada ao invés de focar nos apontamentos da sua própria história.

Boa sorte e obrigada por ler!


Se você quer se tornar nerd quanto à estruturas, meu nerd favorito em estruturas é Dan Harmon. Você pode encontrar o blog de estruturas dele here (aqui).

Meu livro The Improviser’s Way: A Longform Workbook (O Caminho do/a Improvisador/a: um Livro de Trabalho Longform) será publicado pela Nick Hern Books mais tarde esse ano. this year. Para descobrir mais e aprender sobre minhas aulas e espetáculos por todo o mundo, junte-se ao meu mail (mensal) clicando here (aqui).

 The Maydays in Happily Never After
(imagem retirada da postagem original do blog)


***

Essa semana está bombando. Tem na quinta-feira a última postagem da Master Class I LOVE IMPROV WITH HOLLY LAURENT. Sexta, além de fechar a nossa Vakinha eu começo o quarto curso do projeto, um intensivo do final de semana: IMPROV 2, o que nos rendereá postagens para a segunda, terça e quarta da outra semana. E já tem curso novo na sequencia. Tudo fervendo. E... apoie a Vakinha do Documentário enquanto é tempo (repetição proposital!): https://www.vakinha.com.br/vaquinha/visando-impro-rumo-a-colombia

Nenhum comentário:

Postar um comentário