segunda-feira, 19 de março de 2018

De Volta a 2016 – Curso LONGFORM ESSENTIALS Completo

Sinto informar que o curso Longform Essentials foi cancelado por falta de quorum de alunas(os). 

Mas como eu fiz um intensivo deste curso em setembro/outubro de 2016, e, por acaso ou fanatismo, eu trouxe comigo para os Estados Unidos as minhas anotações de 2016 e aqui as disponibilizo.

É um relato em um formato diferenciado dos demais e mais recentes diários de bordo. Primeiro disponibilizo comentários e na sequência o roteiro de exercícios do dia.

Olhando agora, percebo que me ajudou muito a ter consciênciad as coisas, mas que me falta prática. 
Estas anotações podem contribuir muito para termos já consolidados na literature e sala de trabalho em Impro. Quase até como um GLOSSÁRIO.

De volta sem sem a mesma ao diferente 2016!

LONGFORM ESSENTIALS - 3 Days Intensive (Intensivo de 3 Dias)

DIA 1
30/09/2016 (sexta-feira), The Second City Hollywood, Sala F. Professor: Tim Paul

- “Making the choice X Dancing around the choice”: Fazer a escolha X Dançar em volta da escolha
- Trazer os problemas para o presente, o que s epode fazer agora e não no futuro
- Justificar as ações, não necessariamente com fala.
- Definir com situações da fala-especificar
Ex.: Quando nos casamos, você prometeu…
-          Casados, há algum tempo, etc.
-          “Idiot Prof”: informação à prova de idiotas: específica
- Existindo no ambiente. Formar figura e viver no ambiente
- Objetivo das personagens
- Detalhar e especificar. Não ter medo dos detalhes

COMMENDO: Cenas de 2 com 1 sugestão da plateia

- “I called scene”: finalizer cena
- “Panting Set”: pintar o cenário, combiner 2 de 4 categorias. Lugar + Sentimento + Emoção + Ocupação
- entrar e jogar
- ouvir e propor
- Responder
- Esperar e avaçar
- Sim, e…
-  Trazer Z cena para o aqui e agora – o que as personagens fazem ou podem fazer agora e não no future
- Long Form é cataloger informações o tempo todo
- Dar nomes já de inicio – nomes específicos
- “Bring new information”: Trazer nova infomração: é o “e”do “Sim, e”
- “Making belive”: fazer acreditar, o invisível
- As cenas não precisam começar do começo. Elas podem começar no meio:
            - Primeira fa;a é a resposta a uma pergunta
            - Começar terminando uma ação. Ex.: colocar compras na geladeira
            Ou todas as cenas serão com pessoas entrando e se encontrando.
- Conectar descontinuidades. Ex.: Se algum nome for ditto errado, transforme em nome duplo
- “Iniciations”: Iniciações: definer e na cena detalhar
            * NUGGETS: características, etc. que se traz no início da cena
- “Keeping the ball in the air”: Manter a bola no ar.
            - entender a bola do jogo, tartar do problema e não querer desviar

ROTEIRO DE JOGOS/EXERCÍCIOS DO DIA 1 DE 3

Exercício #1: CENAS DE 3 FRASES: A – B – A

Um(a) começa com a ação (A) e a(o) outra(o) com fala inicial (B) que e uma revelação. (A) responde e (B) conclui a cena.

Exercício #2: DUAS AÇÕES DE COSTAS

Começam de costas um(a) para a(o) outra(o) fazendo cada uma ação. Se olham e combinam as ações num mesmo ambiente, sem mudra ou abandoner ações. (Tinha conhecido este exercícios em julho de 2016 com a Rhena de Faria)

Exercício #3: COMMENDO

Cenas de 2 a partir de 1 única sugestão da plateia. Trabalho de cena.

Exercício #4: MARATONA DE CENA

A começa todas as cenas com personagens diferentes.
- Definir personagens bem (voz, figura, energia)
- camadas

Exercício #5: A+B/B+C/C+D/D+A (LA RONDE)

Agora sei o nome oficial em que nomes não importam. Série de cenas em que se mantem um eprosnagem da cena anterior até a última em que volta uma personagem da primeira cena/ Cada personagem faz 2 cenas.

Exercício #6: COMBO DE 4 E 5

A sempre é A em todas as cenas. Entra quem tiver ideia para a cena, com perosnagens diferentes.

DIA 2
01/10/2016 (sábado), The Second City Hollywood, Sala F. Professor: Tim Paul

- Como começar a cena do meio?
            - BOMB SHOT: notícia bombástica
            - Resonder uma pergunta não feita
            - meio de uma ação
- Não é sobre o objeto, é sobre personagens, sobre as(os) 2
- Táticas: mudança de táticas para atingir o objetivo da perosnagem
- Se você se ancora emu ma atividade, use mais o espaço e as etapas dessa atividade – “moving around the room”
- Espelhar a ação da(o) outra(o) é uma estratégia
- Status
- Emoção

SWEEP: gesto/código para limpar completamente a cena. Finaliza e começa uma cena completamente diferente: local, personagens, etc.  Corridinha que atravessa a frente da cena.

TAG OUT: gesto como que tirando a(o) outra(o) de cena com um tapinha no ombro da pessoa que está de costas ou de frente à distância se faz com as mãos um sinal de tirar (contato visual).

EDIÇÃO – levanter bolas para outras(os) cortarem. O que é ditto em cena gera a proposta de edição

VISUAL CLUE – Dica visual/Pista visual. Especificidade. Subjetividades não ajudam plateia ou jogadoras(es). Só ajuda a personage mem suas camadas e não necessariamente a(o) outra(o): pois é subjetivo. Não se apegue.

CUT TO: corta para…. Edição. Corta a cena e segue para uma cena/fato mencionado
Ex.:      - Não tem nem dois dias que prometi ao papai que cuidaria de você.
-  Corte para 2 dias antes! (alguém de fora que fala) – mas por que não alguém de dentro, hein?
Não é uma definição do que vai acontecer, é uma oferta: corta-se para um ponto e não para o que se quer que aconteça. TEMPO e LOCAL.

LOCK EYE: contato visual “trancado”, “cravado”, fixo em alguém para chamar a cena ou tirar pessoas.

MONTAGE: combinação de exercícios, criação narrative de cenário

- “Don’t apologize, improvise”: “Não se desculpe, improvise”


ROTEIRO DE JOGOS/EXERCÍCIOS DO DIA 2 DE 3


Exercício #1: CENAS DE 3 FRASES: A – B – A

Exercício #2: CENAS DE 3 FRASES com a cena começando com a resposta à uma pergunta feita (começa do meio)

Exercício #3: CENAS DE 3 FRASES onde A começa com ação e B ten que começar dizendo: “(Nome de A), eu quero…”
-          Esse “eu quero” é algo para mim, B, que precise de A

Exercício #4: CENAS DE 3 FRASES onde A termina uma ação e B inicia com frase
-          A cena começa com essa ação que termina e a cena continua. Não é o final da cena e sim da ação

Exercício #5: CENAS DE 3 FRASES com emoção
A entra com uma emoção guardada que aparece em 80% de intensidade com a notícia bombástica que B traz na iniciação. BOMB SHOT.

Exercício #6: TAG OUT (TIRAR)

Tirar alguén de cena contracenando com quem ficou. Quem entra traz outro lugar, etc. Quem ficou mantém a personagem.

Exercício #7: CUT TO (CORTAR PARA)

Quem está for a pede o “corta para”. Não precisa ser um CUT + TAG OUT, mas pode também.

Exercício #8: SWEEP (VARRER)

Cenas vão se desenvolvendo até que se encontra o momento do SWEEP. Achar o final da série de cenas e começar uma nova série.

Exercício #9: TAG OUT + CUT TO + SWEEP  (TIRAR + CORTAR PARA + VARRER)

Uso das três ferramentas/códigos.

Exercício #10: AFIRMAÇÕES

Em duplas. Cada um(a) fala um fato sobre si, ou sobre a(o) outra(o), ou sobre a relação das(os) 2.
-          A relação é dada primeiramente: de sangue, colegas de trabalho, vizinhos, rivais de poker, etc.
-          É para ser pessoal: Por que estamos assistindo este casal? Este casal? Estes vizinhos? Ah! Por isto! Por esta questão pessoal!

Exercício #11: TAG OUT + QUIZ

Cenas com TAG OUT e ao final o(a) conductor(a) faz um Quiz sobre informações da cena. Quanto mais detalhadas as escolhas, melhor para se lembrar…

Exercício #12: LABORATÓRIO

Junção e troca com outra turma. Se me lembro bem era de Improv 3… Mas não registrei no diário.

a)       MONTAGE: Montagem/narrative que monta o cenário. Cena se segue dentro do cenário descrito em detalhes previamente
b)      ÚLTIMAS PALAVRAS: Cena diferente com a última frase da última cena.


DIA 3
02/10/2016 (domingo), The Second City Hollywood, Sala F e Palco Principal. Professor: Tim Paul

- Mesmo trazendo uma informação nova, nõ pré-parar
- Cuidado para o diálogo inicial não vir reforçar o que já se sabe.
- Façam escolhas que “forcem”, que façam sua(eu) pareceira(o) reagir
- Perseguir um objetivo em relação a(o) outra(o): Eu quero algo epreciso de você
            - A força das escolhas também está ans atitudes
- Objetivos fortes que façam com que haja reação, que precise da(o) outra(o), contra a(o) outra(o), em relação a(o) outra(o).
- Você tem uma ideia na cabeça e se descarta de uma vez porque acha que não vai funcionar com a ideia da(o) outra(o). Mas talvez funcione se “plantar” de uma vez em resposta e combinação. O efeito do exerçicio de 2 acões de costas.
- Sempre jogar novas informações que: realmente ajudam a cena, e justificar as novas informações no momento presente e com especificidades
- Em cenas de desconhecidos não cairn a “armadilha” de tentar conhecer um(a) a(o) outra(o)
- Pregar os dentes na cena
Justificar porque estão nesse ambiente: construir contextos
- Fazer e Vender: confiança
- Deixar a cena respirar

ROTEIRO DE JOGOS/EXERCÍCIOS DO DIA 3 DE 3

Exercício #1: CENAS DE 3 FRASES usando as iniciações trabalhadas

Exercício #2: AÇÃO MISTERIOSA + FALA CEGA

(A) começa uma ação e (B) está de costas. (B) vira-se jaá fazendo uma iniciação de fala “perfeita” (à prova de idiotas, cheia de especificidade e definições. Ex.: Nós só temos mais 2 minutos para arrombar este cofre, pai!”). E então (A) tem que justificar sua ação. Cena de apenas 2 falas/frases.

Exercício #3: MONTAGE

- Identificar elementos do ambiente
- Pensar em níveis de profundidades
- 2 pessoas pintam a cena e outas 2 atuam
- Divirta-se com os detalhes
- viver o ambiente primeiro
- Não é porque não foi pintado previamente que não pode ser criado na cena

Exercício #4: COMONTAGE = COMMENDO + MONTAGE

COMMENDO – entre uma série de cenas e outras, quando se corta, se faz um comentário sobre o que se viu na série de cenas anterior e se usa algo do comentário para engatar a nova sugestão da plateia.
Ex.: Acabamos de ver policais, encanadoras(es), jornalistas… Que outras profissões podemos ter, usar?

Exercício #5: MONÓLOGO SEGUIDO DE CENA

- 3 improvisadoras(es)
- 1 palavra da plateis e 1 atriz/ator desenvolve um monólogo a partir da palavra
- As(os) outras(os) 2 improvisadoras(es) fazem uma cena a partir/inspirada pelo monólogo
            - declarer/estabelecer e não ficar tentando incorporar tudo do monólogo

Exercício #6: NOSSO FORMATO (CRIADO PELA TURMA)

1 palavra do publico e todas(os) fazem uma afirmação curta e objetiva (pessoal) sobre esta palavra.
            - Ex.: SORVETE. (A) Por anos minha comida favorite e que escrevia em todas as minhas agendas adolescents, era sorvete. (B) A semana mais gostosa da minha vida, foi quando arranquei os sisos e só podia tomar sorvete. (C) Quando minha esposa estava gravida, somente sorvete de limão salvava dos enjôos.
            - estas serão as inspirações para começar.
- 4 primeiras cenas com edição de VARRER (SWEED) para apresentar personagens e para que todas(os) apareçam pelo menos 1 vez
- Começa o TIRAR + CORTAR PARA + CARRER: não precisam ser só as mesmas personagens criadas na quarto primeiras cenas, mas elas tem que aparecer em algum momento.


Apresentamos nosso formato no Palco Principal. Estava disponível e apresentamos apra quem estivesse pelo Centro de Treinamento e pudesse assitir, além de termos aviasado algumas/alguns amigas(os) e familiars. Minha irmã foi. Uma plateia de umas vinte pessoas. Me cagando com o meu inglês diante do publico. Mas como é essencial (essentials) esse contato, até para fritar de medo e respirar. Lembro de realmente respirar nos últimos 5 minutos dos 17 ou 18 de apresentação. Abrir os processos, laboratórios e apresentações. FAÇAMOS, TROQUEMOS agora DE VOLTA A 2018!

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